São Paulo x Pameiras: Brasileirão tem briga boa na liderança

O último domingo terminou com as duas equipes empatadas com 58 pontos

Brasileirão | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A torcida até comemorou o heroico empate em 2 a 2 com o arquirrival Corinthians, mas o fato é que, agora, o Palmeiras tem a companhia do São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro, aumentando o nível da disputa pelo título. O último domingo terminou com as duas equipes empatadas com 58 pontos, o que fez crescer a emoção nas cinco rodadas para o fim da competição. Na parte de baixo da tabela, oito times travam uma luta igualmente dura, embora inglória, que promete se estender até o último minuto. Até mesmo o Fluminense, que chegou a ser apontado como virtual rebaixado, ganhou fôlego depois de um vitória empolgante em Belo Horizonte. Como as disputas embolaram ainda mais, é o momento de simular os resultados e projetar o futuro de cada equipe.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Barueri, no último sábado, o São Paulo havia assumido provisoriamente a liderança do Brasileirão, colocando pressão sobre o Palmeiras. A equipe de Muricy Ramalho conseguiu um empate com o Corinthians na base da garra, já que teve o goleiro Marcos expulso no início da partida, mas o resultado não foi suficiente para sustentar a ponta isolada, embora leve vantagem no saldo de gols.

Mas a disputa pelo título não se resume à dupla paulista. O Atlético-MG se manteve vivo após vencer por 3 a 2 o Goiás, no Serra Dourada, e diminuiu para dois pontos a diferença para os líderes. A grande novidade na parte de cima da tabela é o Flamengo, que chegou ao G-4 depois da vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último sábado, combinada às derrotas de Internacional (1 a 0 para o Botafogo) e Cruzeiro (3 a 2 para o Fluminense), ambos dentro de suas casas. O Rubro-Negro ganhou duas posições e pode seguir sonhando com o título, pois a diferença para os líderes é de apenas quatro pontos.

A disputa pelo título segue semelhante ao que aconteceu em 2008, quando também na 33ª rodada, São Paulo e Palmeiras estavam nas primeiras colocações do Brasileirão. A diferença é que, há um ano, o Tricolor liderava de forma isolada, com 62 pontos, um a mais do que o time do Palestra Itália. A configuração do terceiro e quarto colocados também era idêntica, já que na última temporada, o Grêmio, então terceiro lugar, somava 60 pontos, e o Cruzeiro, que era o quarto, tinha 58.

Apesar dos resultados decepcionantes em Porto Alegre e Belo Horizonte, Internacional e Cruzeiro seguem vivos na luta por uma vaga na Libertadores de 2010. No entanto, por somarem 52 e 51 pontos, respectivamente, ambos viram complicar a realização do sonho de chegar ao título do Brasileiro. Cada um dos times perdeu uma posição e, agora, a diferença para os líderes aumentou para seis e sete pontos.

Embora menos honrosa, a luta contra o rebaixamento está tão empolgante quanto a da extremidade superior da tabela. A 33ª rodada foi marcada pelo triunfo daqueles que brigam contra a degola, o que aumentou a disputa pela manutenção na Série A. Com a derrota para o Flamengo, no Maracanã, o Santos se manteve com 42 pontos e, mesmo na 13ª posição, segue perseguido pelo fantasma da Série B, mesmo que seja pequena a probabilidade. Mas a situação pode se complicar em caso de derrota para o Náutico, no próximo domingo.

Com a magra vitória por 1 a 0 sobre o Vitória, o Coritiba somou 41 pontos e deu um passo importante para se livrar do rebaixamento, embora na próxima rodada tenha o confronto direto com o Botafogo. A situação complicou mesmo para o rival Atlético-PR que perdeu por 2 a 0 para o Avaí, caiu uma posição (foi para 15º lugar) e passou a ver o Z-4 mais de perto. A diferença para a zona da degola é, agora, de cinco pontos.

Vitória de virada no Mineirão reacende esperanças do Fluminense

A disputa entre as equipes que ocupam os últimos lugares com frequência está ainda mais acirrada. O Botafogo fez 1 a 0 sobre o Internacional, em Porto Alegre, e o Fluminense, numa virada histórica, venceu por 3 a 2 o Cruzeiro, garantindo pela primeira vez neste Brasileirão uma rodada de triunfos para todos os cariocas. O Alvinegro se manteve em 16º lugar, agora com 38 pontos, e diminuiu a diferença para o Atlético-PR. O Tricolor deixou a lanterna da competição após 12 rodadas, aumentado para seis o número de jogos de invencibilidade no torneio. A equipe de Fred agora está em 19º, a cinco do Alvinegro carioca. A situação segue complicada, mas a sequência de resultados positivos fez crescer a esperança de um final feliz.

As vitórias conquistadas neste fim de semana deram fôlego a Santo André e Náutico, que, entretanto, seguem na zona de rebaixamento. Por outro lado, o Sport se complicou de vez, após perder por 3 a 2 o clássico pernambucano, caindo para a última colocação. A briga contra o rebaixamento no ano passado era bem parecida, com duas equipes somando 35 pontos. No entanto, em 2008 a diferença dos dois últimos colocados era maior, mas vale lembrar que três dos quatro ocupantes da zona da degola na 33ª rodada da última temporada viriam a cair ? Figueirense, Vasco e Ipatinga. Por isso, Náutico, Fluminense e Sport precisam estar ainda mais atentos nesta reta final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES