Segundo cardiologista, corrida é a melhor atividade contra o câncer de mama

A atividade física como a corrida, contribui para uma melhor qualidade de vida e melhor autoestima

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atividade física regular, como a corrida, especificamente, é das mais fortes ferramentas contra os riscos da vida sedentária, um palpável fator de risco para as doenças cardiovasculares. E confirmou-se para o surgimento do câncer de mama, entre outros.

As atividades aeróbicas têm ação direta, seja no bem estar físico como o estado psicológico das pacientes que fizeram quimioterapia e (ou só) cirurgia de qualquer abrangência, e foram consideradas curadas ou então mantém tratamento do câncer de mama.

 Os exercícios físicos aeróbicos como das corridas, combinados com os de fortalecimento e manutenção da potência muscular, no mínimo, reduzem a indesejável perda de força dos sedentários, que se acentua com o avançar da idade.

Podemos dizer que, agora, o exercício físico para pacientes que tiveram ou estão em tratamento contra o câncer de mama faz parte do tratamento oncológico de alta qualidade. Essa tão simples ferramenta deve ser utilizada de uma maneira global e o médico assistente da paciente deve levar em conta alguns parâmetros básicos da preparação para a atividade física:

1- Estado de saúde atual
2- Uma detalhada orientação médica
3- Acompanhamento de um médico mastologista (especialista que estuda doenças e outras alterações das mamas)
4- Realizar atividades físicas diárias e regulares, de intensidade suficiente para estimular e manter as pacientes em programa de exercícios.
5- O exercício do tipo aeróbico de baixa intensidade, como as caminhadas, de início durando entre 10 e 15 minutos
6- A medida que a paciente vái se adaptando a essa atividade física, o tempo de exercício e a intensidade poderão ser aumentadas para corridas sem pressa em atingir essa etapa
7- Alternar as modalidades esportivas: hidroginástica/natação com as caminhadas. Lembrar que temos que avaliar o braço do lado da cirurgia de mama.
8- Os exercícios de força (fortalecimento muscular) poderão ser iniciados no momento certo do pós-operatório (auxiliam a redução do inchaço do braço e na melhora do tônus muscular.
9- Iniciar com baixo peso, de um a dois Kg, com 10 a 15 repetições (média de 12), sempre alternando os grupos musculares em cada dia de exercício.
10- O médico mastologista, deve informar quando é a melhor hora de começar, com ajuda de um educador físico experiente, orientando todo os exercícios.
11- O cuidado com o membro superior do lado operado é importantíssimo, evitando traumas, exposição excessiva ao sol, alergias, entre outros possíveis problemas que podem ocorrer.

A atividade física como a corrida, contribui para uma melhor qualidade de vida, melhor autoestima, reabilitando as pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES