Seleção atropela Uruguai e vai às Olimpíadas

O Brasil ainda foi para o vestiário com vantagem no número de jogadores, já que Luna foi expulso.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com participação decisiva de Lucas, o Brasil derrotou o Uruguai por 6 a 0 na madrugada deste domingo, no Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa e conquistou pela 11ª vez o título do Sul-Americano Sub 20, além de confirmar a vaga para a Olimpíada de Londres. O meio-campista são-paulino desequilibrou a partida com três golaços.

O Brasil ainda foi para o vestiário com vantagem no número de jogadores, já que Luna foi expulso. No segundo tempo, Saimon também recebeu o vermelho ao cometer pênalti no primeiro minuto, mas Vecino chutou por cima. Na sequência, Danilo fez um golaço e encerrou a esperança uruguaia. Ainda faltava o dele: Neymar encerrou a festa verde e amarela com dois gols.

O resultado levou o Brasil aos 12 pontos, dois a mais do que o Uruguai, e encerrou uma campanha quase perfeita. Em quase um mês de competição, foram sete vitórias, um empate contra a Bolívia e apenas uma derrota para a Argentina, país que ainda tinha esperança de ficar com uma vaga olímpica caso o Brasil fosse goleado por cinco gols. No entanto, o Uruguai será o outro participante do continente em Londres.

Em uma campanha que começou centralizada em Neymar e encerrou com destaque para um time forte, o Brasil apostou no futebol ofensivo e não decepcionou. Terminou com o melhor ataque da competição (24 gols) e embalado para o Mundial da categoria, marcado para julho na Colômbia.

Fora isso, o técnico Ney Franco deixará para Mano Menezes, o técnico para Londres, um trabalho que pode render jogadores para a Seleção Olímpica. Neymar, Lucas, Casemiro, Alex Sandro são alguns dos nomes em condições de irem para Londres.

O Brasil ainda firmou sua hegemonia no torneio. Atual tricampeão, o País ganhou 11 vezes o Sul-Americano da categoria. As outras conquistas ocorreram em 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007 e 2009.

O jogo

O Brasil começou a partida com o domínio do jogo, mas com dificuldades de furar a zaga uruguaia. Mesmo assim, Casemiro perdeu oportunidade aos 8min. Lucas aproveitou falha de Diego Polenta e tocou para o volante, que ajeitou dentro da área e bate para fora.

O panorama da partida não mudou e o Uruguai ameaçava pouco o gol de Gabriel. Pelo lado brasileiro, Neymar estava ativo, mas quem desequilibrava era Lucas. Aos 29min, o são-paulino conseguiu boa jogada pela meia direita, foi até a linha de fundo cruzou para e Willian José, que de voleio bateu para fora.

E o primeiro gol da partida saiu dos pés de Lucas. Aos 40min, o meio-campista recebeu cruzamento de Alex Sandro, ajeitou na entrada da área e chutou forte, cruzado, sem chances para Ichazo.

No minuto seguinte, Lucas praticamente matou a partida. Ele dominou na intermediária arrancou desde o meio campo, invadiu a área pela direita, bateu cruzado e amplia com um golaço.

A situação uruguaia se complicou ainda mais aos 43min. Adrián Luna deu um carrinho em Oscar e recebeu o cartão vermelho. O Brasil foi ao vestiário com dois gols de vantagem, um jogador a mais, a vaga olímpica garantida e o título muito perto.

Etapa complementar

O segundo tempo começou com um susto, sugerindo que o Uruguai poderia reagir no placar. Mas ficou só na impressão. Com 1min, Saimon derrubou Cepelini na área, cometeu pênalti e foi expulso. Vecino foi para a cobrança e mandou por cima do travessão.

Sem querer dar chances aos uruguaios, o Brasil tratou de assegurar a histórica vitória. Aos 5min, Danilo arrancou pela direita, passou pela marcação e tocou cruzado, no canto do goleiro Ichazo, para selar um golaço.

Neymar fez seu primeiro gol aos 11min. Após grande jogada de Lucas, o garoto recebeu na entrada da área e acertou o gol adversário com estilo. Cinco minutos depois, o santista fez o quinto tento da partida, aproveitando rebote de finalização de Willian José.

Com os dois gols, Neymar chegou a nove gols no torneio, garantindo-se como maior artilheiro da Seleção em uma edição de Sul-Americano Sub-20. O dono anterior da marca era Adaílton, que se destacou no torneio de 1997.

O resultado era extremamente favorável, então o Brasil passou a se divertir em campo. Neymar arriscou "chapéus", toques de efeito e passes atrevidos. O sexto gol só não saiu pelas intervenções de Ichazo, como em chute de Willian José aos 24min.

E Lucas queria mais. Aos 31min, o garoto driblou três marcadores, invadiu a área e só não fez um gol de placa porque o goleiro interviu. Quatro minutos depois, Ichazo não foi capaz de impedir o terceiro tento do meia. Em novo drible, Lucas chutou forte e marcou um golaço.

Ney Franco aproveitou para homenagear seus três principais jogadores no Sul-Americano. Casemiro, Neymar e Lucas deixaram o campo aplaudidos, para iniciar a festa brasileira em Arequipa. A Seleção venceu mais uma vez o torneio.

Uruguai 0 x 6 Brasil

Gols

Brasil: Lucas, aos 40min e aos 41min do primeiro tempo; Danilo, aos 5min, Neymar, aos 11min e aos 16min, e Lucas aos 35min do segundo tempo

Uruguai: Salvador Ichazo; Maximiliano Olivera, Federico Platero, Leandro Cabrera e Diego Polenta; Camilo Mayada, Nicolás Prieto (Ramón Arias), Ángel Cayetano (Ricardo Pereira) e Matías Vecino; Adrián Luna e Federico Rodriguez (Pablo Capelini). Técnico: Juan Verzeri

Brasil: Gabriel; Danilo, Saimon, Juan e Alex Sandro; Casemiro (Galhardo) e Fernando; Oscar, Lucas e Neymar (Diego Maurício); Willian José. Técnico: Ney Franco

Cartões amarelos

Uruguai: Platero, Cayetano e Polenta

Brasil: Casemiro, Saimon e Lucas

Cartões vermelhos

Uruguai: Luna

Brasil: Saimon

Árbitro e assistentes

Victor Carrillo (PER); César Escano (PER) e Jorge Urrego (VEN)

Local

Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa (Peru)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES