Seleção Brasileira relembra 21 anos de conquista do pentacampeonato

Com dificuldades, a Seleção Brasileira contou com a estrela de Ronaldo Fenômeno, que marcou o único gol do jogo com um chute de bico, garantindo a classificação para a final.

Dupla Ronaldo e Rivaldo | Djalma Vassão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Seleção Brasileira completou 21 anos nesta sexta-feira(30), que alcançou o pentacampeonato. Desde o primeiro jogo contra a Turquia, durante a fase de grupos, até o confronto final contra a Alemanha, o Brasil enfrentou momentos repletos de emoção, desconfiança e uma enorme dose de determinação.

A jornada em direção ao título da Copa do Mundo de 2002 teve um começo desafiador para a Seleção Brasileira. Sob o comando do técnico Luis Felipe Scolari, enfrentaram a Turquia na primeira rodada da fase de grupos, na qual sofreram um gol após uma falha do zagueiro Lúcio, marcado por Hasan. No entanto, no segundo tempo, a dupla eterna de Ronaldo e Rivaldo marcou os primeiros gols do Brasil no torneio, garantindo uma vitória por 2 a 1.

Cinco dias depois, o Brasil entrou em campo novamente, desta vez contra a China, em Jeju, na Coréia do Sul. O lateral esquerdo Roberto Carlos abriu o placar com um forte chute de falta. O trio formado por Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo contribuiu com mais gols, resultando em uma goleada de 4 a 0, a primeira do Brasil na Copa.

Com a classificação para as oitavas de final assegurada, a Seleção entrou em campo com uma equipe mista para a última partida da fase de grupos contra a Costa Rica. Apesar de não apresentar um grande desempenho e sem exercer muita pressão, a "família Scolari" conseguiu uma goleada por 5 a 2. Destaca-se o belo gol do volante Edmílson, que aproveitou um cruzamento de Júnior e marcou o terceiro gol da equipe nacional com um lance acrobático.

Com um aproveitamento de 100%, o Brasil enfrentou a Bélgica nas oitavas de final. Foi nesse momento que o goleiro "São" Marcos brilhou intensamente. Ele fechou o gol e fez defesas incríveis, frustrando o poderoso ataque belga liderado por Marc Wilmots. No setor ofensivo, Rivaldo e Ronaldo marcaram novamente, assegurando a vitória por 2 a 0.

Nas quartas de final, a forte seleção da Inglaterra, com jogadores como David Beckham e Michael Owen, foi a adversária da Seleção Brasileira. Com uma excelente atuação de Ronaldinho Gaúcho, que deu uma assistência e marcou um gol antológico de falta, a equipe nacional venceu por 2 a 1 e avançou na Copa.

O Brasil e a Turquia se enfrentaram novamente na semifinal do torneio. Assim como na fase de grupos, os turcos ofereceram uma dura resistência aos brasileiros. Com uma defesa sólida e um ataque perigoso nas bolas paradas, a Turquia se mostrou um adversário formidável.

Com dificuldades, a Seleção Brasileira contou com a estrela de Ronaldo Fenômeno, que marcou o único gol do jogo com um chute de bico, garantindo a classificação para a final. O confronto também teve um momento marcante, quando Denilson foi perseguido por quatro marcadores e foi parado com falta, o que entusiasmou a torcida presente no estádio Saitama, no Japão.

Na emocionante final, a terceira consecutiva que a Seleção Brasileira disputava (1994, 1998 e 2002), os comandados de Felipão enfrentaram a Alemanha. O goleiro Oliver Kahn, que seria escolhido como o melhor jogador da competição, tentou deter o ataque brasileiro, porém sem sucesso. Foi Ronaldo Fenômeno, autor de oito gols ao longo da Copa de 2002, quem brilhou ao balançar as redes duas vezes, assegurando assim o pentacampeonato brasileiro - o primeiro e único penta na história das Copas.

O grito de "campeão" ecoava da garganta dos torcedores, enquanto as ruas do Brasil se enchiam das cores verde e amarelo. Foi a consagração de um grupo de jogadores que havia chegado ao torneio desacreditado. Quando o lateral-direito e capitão Cafu ergueu a tão sonhada taça de campeão, o nome de cada jogador ficou eternizado na memória de todos os amantes do futebol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES