Seleção de Bernardinho atropela a Polônia e fica perto da terceira fase no Mundial Masculino de Vôlei

Os poloneses viram de volta o trauma da final do Mundial de 2006, com o Brasil cometendo poucos erros

Brasil atropela a Polônia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bela exibição que tanto se esperava da Seleção Brasileira, bicampeã mundial e atual campeã da Liga, enfim entrou em quadra na Itália. Com boa partida de jogadores que até o momento tinham apresentado bastante irregularidade, como o líbero Mário Jr. e o oposto Leandro Vissotto, e um excelente desempenho de Murilo e Dante, a equipe atropelou a até então invicta Polônia, por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/20, em Ancona, iniciando muito bem a segunda fase do Mundial de Vôlei.

Os poloneses viram de volta o trauma da final do Mundial de 2006, com o Brasil cometendo poucos erros e atuando muito bem na defesa. O retrospecto no confronto direto neste ano segue amplamente favorável para a Seleção, com cinco vitórias e apenas uma derrota.

Dentro do chamado "grupo da morte", o time de Bernardinho ficou bem perto de uma vaga na terceira fase da competição. Para isso basta torcer contra os poloneses no jogo contra a Bulgária para passar a próxima etapa. Caso isso não aconteça, os brasileiros terão de vencer os búlgaros, que jogarão mais pressionados.

O placar elástico conquistado nas três parciais - especialmente na primeira - faz com que a situação da Seleção na chave fique ainda melhor. A média de pontos, divisão dos pontos feitos pelos pontos sofridos, é o primeiro critério de desempate.

O jogo

A Seleção Brasileira começou de forma arrasadora. Leandro Vissotto, um dos mais irregulares da primeira fase, foi quem impulsionou a equipe verde e amarela a abrir 3 a 0, com dois excelentes ataques, complementados por um ace de Murilo.

O time seguia na mesma pegada e abriu 7 a 1 com um excelente trabalho da recepção. Sem dar chances, a Seleção abriu 11 a 4 em uma bola que foi o exemplo do primeiro set, recuperação de Dante e ataque fulminante de Vissotto. A seleção polonesa esboçou uma reação em dois erros bobos do Brasil, mas o time de Bernardinho se recuperou e com um ace de Murilo fez 16 a 9 na segunda parada técnica.

Dominando o jogo, a Seleção chegou a abrir 22 a 13. Mas no primeiro grande rali da partida, com bons momentos de ambos os lados, a equipe acabou vacilando na marcação e deixou Nowakowski sozinho para atacar. Rodrigão ainda tentou defender, mas não conseguiu. Os lances motivaram a equipe polonesa, que depois se aproveitou de um toque na rede e uma recepção errada de Mário Jr. para diminuir o marcador para 23 a 16. O Brasil fechou o primeiro set em 25 a 16, após Winiarski acertar a antena.

A Seleção começou o segundo set na mesma pegada do primeiro abrindo 3 a 0 no marcador. A seleção polonesa, porém, não deu a mesma facilidade do set anterior até a primeira parada técnica e virou a partida em 7 a 6 após um erro de ataque de Dante em uma largadinha e uma defesa desajeitada de Mário Jr, que Bruno não conseguiu salvar.

A equipe brasileira virou depois de um belo rali. Depois de duas tentativas de Dante, a bola voltou para a quadra brasileira. Rodrigão defendeu e Bruninho levantou para Vissotto explorar o bloqueio e pôr a bola no chão. Logo em seguida, a Seleção abriu 10 a 8 em um bloqueio de Murilo. O time verde e amarelo conseguiu uma vantagem de quatro pontos (14 a 10) depois de um bloqueio perfeito de Dante e outro de Vissotto e Rodrigão.

A Polônia diminuiu a diferença para um ponto (17 a 16) depois de um contra-ataque e um ace de Mozdzonek. O lance fez o técnico Bernardinho pedir tempo para esfriar a recuperação. Deu resultado, já que na volta, Murilo explorou bem o bloqueio e Vissotto recuperou uma bola alta de Bruninho para abrir três pontos na frente.

Os poloneses tentavam, diminuiam a vantagem, mas aí o time do Brasil voltava a ser decisivo. Em um ataque do fundo de quadra de Murilo, depois uma bola recuperada por Mário Jr., a equipe fechou o segundo set em 25 a 20.

A terceira parcial não apresentou grandes dificuldades para a Seleção. Com a equipe europeia já desanimada em quadra, o Brasil manteve o ritmo, cravou um ponto atrás do outro e fechou o set em 25 a 20 em um erro de saque da Polônia, encerrando sua melhor apresentação até aqui no Mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES