Seleção de vôlei usa “arma cubana”, vence e leva o ouro no Pan

O time do treinador Rubinho acabou com a recepção dos rivais para se sagrar campeão do evento.

Brasil faturou ouro no volei | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo jogando os Jogos Pan-Americanos com um time praticamente reserva e sem o técnico Bernardinho no banco, a Seleção Brasileira masculina de vôlei não tomou conhecimento de Cuba e levou a medalha de ouro por 3 sets a 1, parciais de 25/11, 24/26, 25/18 e 25/19. Usando a principal "arma" da equipe cubana, que são os potentes saques e ataques, o time do treinador Rubinho acabou com a recepção dos rivais para se sagrar campeão do evento.

A partida foi uma reedição da final do Mundial, realizado no ano passado na Itália, quando a equipe verde e amarela atropelou os caribenhos. Mesmo com apenas dois titulares daquela conquista (o levantador Bruninho e o líbero Mário Junior), o pouco experiente time brasileiro não se intimidou com os ataques de Leon e Hernandez.

O Brasil começou o jogo com boa recepção e conseguindo diminuir a potência dos cubanos no bloqueio. Se de um lado, os cubanos Leon e Hernandez davam trabalho no saque, a Seleção Brasileira tinha Wallace para desequilibrar no serviço. Mesclando saques potentes com flutuantes, o oposto quebrou a recepção dos caribenhos e a equipe nacional abriu 10 a 3.

Totalmente focada e vibrante, a Seleção Brasileira não tomava conhecimento do rival, o que deixava principalmente Hernandez descontrolado. A equipe dirigida por Rubinho via principalmente no ponteiro Lipe, mais conhecido como Chupita, e em Wallace os pontos de desequilíbrio e fechou a parcial por esmagadores 25 a 11.

No segundo set, a equipe cubana voltou bem mais focada e não dando muitas chances para a Seleção na recepção. Em uma bela cortada de Bell, os caribenhos foram para primeira parada técnica com 8 a 6 no marcador. Com a torcida a favor, assim como aconteceu na final do feminino, os cubanos se inflamavam a cada ponto marcado.

O jogo seguia quente, com diversas reclamações das duas equipes com a arbitragem, porém Cuba chegou para a segunda parada técnica com a mesma vantagem da primeira: 16 a 14, depois de um ataque na paralela de Mesa. Rubinho então promoveu a inversão das posições de oposto e levantador, colocando Wallace Martins no lugar de Bruninho e Murilo Radke no lugar de Wallace.

A alteração deu resultado, principalmente quando o ponteiro Thiago Alves foi para o saque. Conseguindo quebrar a recepção cubana, que passou a cometer erros bobos de ataque, o Brasil passou a frente do marcador em uma cortada de Wallace Martins, explorando o bloqueio triplo dos cubanos: 23 a 22.

Porém, Cuba voltou a passar na frente em uma cortada de Mesa, que chegou a se confundir e achou que o set já tinha terminado quando o placar marcava 25 a 24. Não demorou muito para os cubanos fecharem de verdade. Depois de um erro de recepção do Brasil, a bola passou para o lado dos caribenhos e Leon não perdoou, fechando em 26 a 24.

O terceiro set começou mais parelho, com a Seleção só conseguindo abrir uma vantagem de dois pontos quando Thiago Alves voltou a desempenhar bom papel no saque. Em um erro de serviço de Bell, a equipe verde e amarela foi para a primeira parada técnica com 8 a 6. Aos poucos, o Brasil foi conseguindo dominar a parcial.

Primeiro em um saque de Gustavo e um ataque de Chupita, que fez o time abrir três pontos. Depois com a inversão de levantador e oposto novamente, na qual com Murilo no saque e Wallace Martins no ataque, a equipe de Rubinho abriu cinco pontos. E foi em um ataque potente do oposto reserva que a Seleção fechou o terceiro set: 25 a 18.

A vitória no terceiro set abateu o time cubano. Regular no saque e nos contra-ataques, o Brasil conseguiu evitar qualquer surpresa por parte dos cubanos ao obter uma boa vantagem de cinco pontos (17 a 12). A diferença no marcador dificultou o trabalho do time caribenho, que não conseguiu encontrar o ritmo ideal para quebrar o passe da equipe verde-amarela no momento decisivo do jogo.

Dominante, a Seleção Brasileira conseguiu controlar a partida, situação que refletiu no semblante dos jogadores cubanos. Assim, com ótimo trabalho de saque e bloqueio na parte final do encontro, o time verde-amarelo fechou o encontro em 25 a 19 e o jogo em 3 a 1. Ouro para a equipe comandada por Rubinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES