Seleção feminina vence e fica perto da fase final

Em jogo de muitos ralis, as brasileiras conseguem três pontos com os 3 sets a 1 no placar, em Macau

Seleção feminina de vôlei jogando contra Holanda. | Globoesporte.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um jogo de muitos e sensacionais ralis, a seleção brasileira feminina de vôlei impôs sua maior categoria e derrotou a Holanda por 3 sets 1 (25/21, 21/25, 25/15 e 26/24), na madrugada deste sábado, em Macau. O resultado deu três pontos ao Brasil e deixou a equipe praticamente classsificada para a fase final do Grande Prix. Na madrugada deste domingo, às 4h30m (de Brasília), a seleção feminina volta à quadra para enfrentar a China, no mesmo local, e fecha sua participação na fase de Macau da competição.

O jogo começou equilibrado, mas com o Brasil na dianteira, com 8 a 5 na primeira parada técnica. Na volta, as brasileiras conseguiram abrir cinco pontos de vantagem, 10 a 5. O time de José Roberto Guimarães sacava bem e dificultava a vida das holandesas e foi a 12 a 7, mas deixou a equipe adversária encostar com três pontos seguidos. Com um jogo mais consistente, a seleção brasileira foi para a segunda parada técnica com a mesma diferença no marcador da anterior: 16 a 13.

Na volta à quadra, Sheilla, que já havia conseguido um ace antes, fez dois pontos seguidos de saque e o Brasil começou a deslanchar no marcador. Daí para fechar o primeiro set passou a ser questão de tempo. O último ponto demorou um pouco a sair quando o time brasileiro chegou ao 24º ponto e Zé Roberto chegou a pedir tempo quando estava 24 a 21. Numa largada de Sheilla o primeiro set foi conquistado: 25 a 21.

Holanda domina o segundo set

O Brasil começou mal o segundo set e deixou a Holanda abrir uma vantagem de quatro pontos: 6 a 2. Foi quando o técnico brasileiro pediu tempo, sem esperar pela parada técnica. Não adiantou muito, e com um voo do fundo da quadra e uma pancada forte de Flier, as holandesas foram para a primeira parada do set com 8 a 3 a seu favor.

As brasileiras reagiram novamente com Sheilla no saque e o bloqueio atento. Assim, a seleção voltou para o jogo, fazendo quatro pontos seguidos. Mas em dois erros na cobertura do bloqueio permitiram as holandesas abrirem três pontos de vantagem: 10 a 7. Neste momento, Zé Roberto pôs Jaqueline em quadra pela primeira vez na partida.

Nada melhorou e os erros brasileiros se sucederam. Com isso, a Holanda foi para a segunda parada técnica com o placar favorável de 16 a 10. O Brasil esboçou uma reação e o técnico Avital Selinger pediu um tempo para esfriar o jogo. Porém, a vantagem holandesa permanecia em cinco, quatro pontos. Baixou para dois em bloqueio de Sheilla no meio e cortada de Jaqueline na entrada de rede: 19 a 17 para a Holanda.

A seleção brasileira vacilou de novo e com dois pontos seguidos das adversárias, Zé Roberto voltou a pedir tempo. Não resolveu e as holandesas partiram para empatar o jogo, vencendo o segundo set por 25 a 21, novamente numa largada por trás do bloqueio brasileiro.

Brasileiras vencem com facilidade o terceiro set

O Brasil votou mais concentrado no terceiro set, marcou três pontos seguidos, não esmoreceu e ainda contou com erros das adversárias para chegar à primeira parada com larga vantagem: 8 a 1. Na volta ao jogo as brasileiras fizeram o nono ponto, mas permitiram que as holandesas fizessem três consecutivos.

A equipe de Zé Roberto retomou as rédeas da partida, deu algumas bobeiras, mas a vantagem era grande e foi para a segunda parada com 16 a 10 a seu favor. Sheilla se destacava como a maior pontuadora disparada do jogo, com 24 pontos (ela terminou com 33) e o Brasil foi mantendo a partida sob controle para fechar o terceiro set e fazer 2 a 1: 25 a 15.

Seleção reage no fim e fecha a partida em 3 a 1

O quarto set começou com a seleção brasileira fazendo o primeiro ponto, mas a Holanda virou e chegou a abrir 6 a 3, mas permitiu o empate e a virada do Brasil, que foi para a primeira parada técnica com 8 a 6 no placar. Aí a partida ficou lá e cá, mas sem que as campeãs olímpicas permitissem as holandesas dominarem o placar. Após Selinger parar o jogo, quando o Brasil vencia por 12 a 10, seu time voltou pior e ele ainda pediu outro tempo antes da parada técnica, quando perdia por 15 a 11. Pouco adiantou, a seleção brasileira foi para a segunda parada com a vantagem de 16 a 12.

No entanto, a volta brasileira foi muito ruim e as holandesas conseguiram empatar a partida em 16 a 16. Zé Roberto pediu tempo para arrumar o time, mas ele continuou como estava e a Holanda fez três pontos seguidos e abriu uma boa vantagem num importante momento do jogo: 19 a 16. O técnico brasileiro pediu tempo novamente, a seleção reagiu e depois de um rali espetacular fez seu vigésimo ponto e deixou a vantagem holandesa em apenas um ponto.

Para o Brasil era importantíssimo vencer o set e o jogo, porque com 3 a 1 ganharia três pontos. As holandesas conseguiram o set point com um ponto de vantagem, mas após outro rali, um erro holandês deu o empate para o Brasil, que virou em seguida e fechou a partida: 26 a 24.

Os times:

BRASIL - Dani Lins, Fabiana, Paula Pequeno, Thaisa, Mari e Sheilla. Líbero: Fabi. Entraram: Natália, Sassá, Jaqueline e Fabíola. Técnico: José Roberto Guimarães.

HOLANDA - Manon Flier, Francien Huurman, Chaïne Staelens, Maret Grothues, Caroline Wensink e Laura Dijkema, Nicole Koolhaas, Alice Blom. Líbero: Janneke van Tienen. Entraram: Debby Stam e Robin de Kruijf. Técnico: Avital Selinger.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES