Sofre com dores de cabeça? Dieta saudável e prática de exercícios é a solução

Sofre com dores de cabeça? Dieta saudável e prática de exercícios é a solução

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, é uma doença neurovascular com grande impacto social, pela redução da qualidade de vida, que pode ter causa multifatorial.

Uma revisão na literatura realizada por Thais Stefane e colaboradores (Revista Brasileira de Enfermagem – 2012) demonstrou que, além do tratamento medicamentoso para prevenir e tratar a cefaléia, os tratamentos alternativos são eficazes para a melhora da qualidade de vida do paciente. Foram observados nesta revisão: a dieta alimentar, a intervenção multidisciplinar, os exercícios físicos, o relaxamento, uso de plantas medicinais e o treinamento comportamental.

Um consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia (2002), também recomenda o uso de tratamentos não farmacológicos para a profilaxia de enxaqueca como biofeedback, técnicas de relaxamento, terapia cognitiva comportamental, dieta, acupuntura, psicoterapia e fisioterapia. O exercício físico também parece reduzir a frequência e a severidade da enxaqueca.

A intervenção de um grupo multidisciplinar (neurologista para confirmação do diagnóstico, fisioterapeuta, exercício físico supervisionado, grupo de palestras com psicólogo, grupo de palestras com nutricionista e sessões de massagem terapêutica) foi efetiva em reduzir a frequência, a intensidade e a duração da dor, assim como a incapacidade e a depressão.

A alimentação também pode desencadear ou agravar os sintomas, entre eles: álcool, aspartame, cafeína, aminoácido tiramina e glutamato monossódico.

Quais alimentos devem ser evitados no momento agudo da crise de enxaqueca?

- Alimentos fontes de cafeína: chás escuros, chá verde, mate, refrigerantes tipo cola, chocolate.

A retirada de determinado alimento ou grupo alimentar deve ser feita após teste individual. A mudança do estilo de vida com a inclusão de hábitos de vida saudáveis (exercício + dieta) reduz a incidência das crises.

- Alimentos com alto teor de glutamato monossódico: alimentos dietéticos, caldos em tabletes, aromatizantes naturais, enlatados, batata frita, temperos prontos.

- Alimentos com alto teor de tiramina: achocolatado, queijos envelhecidos tipo cheddar e muzzarela, arenque, vagem, azeitona, chocolate/cacau, carnes processadas, coalhada, couve, embutidos, enlatados, ervilha, feijão, fígado, manteiga, molho de soja, pasta de amendoim, peixe seco e salgado, pizzas.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES