Suécia vence África do Sul por 1 a 0 na 1ª partida da Rio 2016

O futebol feminino deu o pontapé inicial na disputa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Olimpíada do Rio 2016 começou nesta quarta-feira (03), com vitória por 1 a 0 da Suécia sobre a África do Sul, no Engenhão. Ainda que a abertura oficial dos Jogos seja só na sexta, com cerimônia no Maracanã, o futebol feminino deu o pontapé inicial na disputa. E o primeiro resultado interessa ao Brasil.

Em partida equilibrada, de marcação forte e surpreendente das sul-africanas, as suecas, favoritas no duelo, só conseguiram o triunfo por falha individual da goleira Barker - e que frango! O jogo, na maior parte do tempo, foi um ataque contra defesa liderado pela seleção sueca, que afundou a África do Sul no seu campo. E as sul-africanas se mostraram preparadas para isso: raramente as adversárias conseguiram investidas pelo centro da zaga. Foram mais comuns as descidas pelos lados, e em um escanteio a goleira Barker "entregou o ouro". Ela falhou em um primeiro cruzamento das rivais, vindo do lado esquerdo, e a bola sobrou para Blackstenius, que levantou novamente, desta vez da direita. Barker tornou a "caçar borboletas": no bate e rebate, a redonda sobrou para Fischer empurrar para as redes. Se as atacantes suecas estavam com dificuldade de furar o bloqueio sul-africano, coube à zagueira Nilla Fischer romper a marcação na área para marcar o tento da vitória.

Foi aos 29 minutos do segundo tempo de um confronto complicado que ela aproveitou a falha da goleira rival e, meio de joelho e meio de barriga, do jeito que deu, empurrou a redonda para o fundo das redes. A primeira vitória dos Jogos Olímpicos do Rio tem de ser creditada a ela. A África do Sul, em sua segunda Olimpíada, vem com desenho de jogo bem traçado pela ex-jogadora holandesa Vera Pauw, agora treinadora da equipe. O time, armado com duas linhas de quatro e laterais presos no sistema defensivo, dá campo para o adversário, marca forte e só se arrisca nos contragolpes. Não é novidade: no pré-olímpico africano o sistema de atuação foi o mesmo e resultou em cinco vitórias e um empate. A seleção foi vazada em apenas uma das seis partidas do torneio classificatório.Foi raro nos 90 minutos ver as sul-africanas levando perigo ao gol sueco, mas as suecas tampouco assustaram a goleira Barker. A estratégia, no que compete a Pauw, ficou perto de ser bem-sucedida.

A goleira Barker, no entanto, em falha individual, colocou tudo a perder.A fornecedora de materiais esportivos da seleção feminina da Suécia não é a Adidas, como a da equipe masculina – a bem da verdade, não é nem mesmo uma marca especializada em produtos esportivos. O uniforme é pensado e produzido pela H&M, empresa de roupas do país. É como se a C&A fizesse fosse responsável pelo uniforme da seleção brasileira. Não é comum no futebol, mas o resultado ficou legal. Ou não ficou?À la Neymar, a capitã e zagueira da África do Sul, Janine Van Wyk, chamou atenção em campo não só pela atuação segura, mas também pelo penteado invocado. Repare na foto acima: a camisa 5 ergueu um moicano e pintou de rosa.

Que estilo! Van Wyk é a atleta, entre homens e mulheres, que mais vezes vestiu a camisa da seleção de seu país. Um ídolo local. Suécia e África do Sul se enfrentaram na edição passada dos Jogos, realizada em Londres, por estarem ambas no Grupo F. O jogo terminou em 4 a 1 para a Suécia. Algumas curiosidades: as três suecas que marcaram os gols (Fischer, Dahlkvist e Schelin) estiveram em campo nesta quarta; Modise, que anotou o tento sul-africano, não foi convocada à Rio-2016. O gol de Modise, aliás, segue sendo o único da seleção do país em Olimpíadas.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 1 X 0 ÁFRICA DO SUL

Data: quarta-feira, 03 de agosto de 2016

Horário: 13h (de Brasília)

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitra: Teodora Albon (ROM)

Assistentes: Mária Súkeníková (Eslováquia) e Petruta Iugulescu (ROM)

Gol: Fischer (29' do 2º tempo)

SUÉCIA: Lindahl; Ericsson, Fischer, Sembrant e Samuelsson; Seger, Dahlkvist (Rubensson) e Asllane; Jakobsson, Rolfo e Schelin. 

Técnica: Pia Sundhage

ÁFRICA DO SUL: Barker; Ramalepe, Vilakazi, Van Wyk e Matlou; Malherbe, Makhabane, Dlamini e Jane; Nogwanya (Motlhalo) e Seoposenwe. 

Técnica: Vera Pauw



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES