Sul-Americana: Fortaleza pode conquistar o título mais importante de sua história

Fortaleza e LDU decidem hoje o título da Copa Sul-Americana

Final da Sul-Americana: Fortaleza pode conquistar hoje seu título mais importante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fortaleza está se aproximando cada vez mais da possibilidade de conquistar o título mais desejada de sua história esportiva, a Copa Sul-Americana. O jogo contra a LDU (Equador), às 17h de hoje, no estádio Domingo Burgueño, na cidade uruguaia de Maldonado, pode ser o ápice de um projeto que começou em 2017.  Esta vitória poderia marcar um importante capítulo na história do clube, que passou por muitos desafios nas últimas décadas, inclusive um período na Série C.

Após ser rebaixado da elite do futebol brasileiro em 2006, o Fortaleza enfrentou dificuldades ao longo de 13 anos. Foi somente com a gestão de Marcelo Paz que o clube foi capaz de recuperar seu lugar no cenário esportivo, retornando à Série A do Campeonato Brasileiro. Durante esse período, houve momentos de desânimo para os torcedores devido a quedas e dificuldades.

Final da Sul-Americana: Fortaleza pode conquistar hoje seu título mais importante (Foto: Reprodução)

Especialmente desafiador foi o período em que o Fortaleza competiu na Série C por oito anos, com ameaças de rebaixamento para a Série D em 2011, embora tenha ficado muito perto de subir de divisão em várias ocasiões. Os torcedores precisaram de paciência, embora tenham encontrado alívio temporário com a conquista de três Campeonatos Cearenses (2010, 2015 e 2016).

Após o retorno à Série B, o Fortaleza anunciou a contratação de Rogério Ceni como treinador em 2018. A expectativa era que Ceni levasse o clube de volta à elite do futebol brasileiro, mas a rapidez e eficiência com que isso aconteceu surpreenderam a todos.

Embora Ceni tenha tido um início difícil como treinador no São Paulo, sua segunda oportunidade com o Fortaleza foi respaldada pelo presidente do clube, Marcelo Paz, que acreditava no sucesso a longo prazo. Isso se comprovou quando o Fortaleza conquistou o título da Série B com nove pontos de vantagem sobre o segundo colocado, CSA, tornando Ceni um dos ícones da história do clube.

Em 2019, Ceni conseguiu romper diversos tabus com o Fortaleza na Série A, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana 2020 e alcançando a 9ª posição no Brasileirão, a melhor classificação à época para um clube nordestino no torneio.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, Ceni deixou o Fortaleza para treinar o Flamengo, o que afetou o desempenho do clube no Campeonato Brasileiro. No entanto, o Fortaleza evitou o rebaixamento para a Série B graças ao critério de saldo de gols. O clube investiu na contratação de Juan Pablo Vojvoda, um treinador então desconhecido, para continuar seu progresso.

Sob a liderança de Vojvoda, o Fortaleza conquistou o Campeonato Cearense e obteve um impressionante 4º lugar no Brasileirão de 2021, garantindo uma vaga direta na edição seguinte da Libertadores. Na competição continental, o clube chegou às oitavas de final, um marco histórico.

Com um compromisso de longo prazo e confiança em sua estratégia, o Fortaleza agora se encontra na final da Copa Sul-Americana, com a oportunidade de conquistar seu maior título. Consolidado no cenário regional e nacional, o clube busca dar mais um passo em direção a seu objetivo de sucesso, representando as cores azul, vermelho e branco na América do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES