Sul-coreana é a favorita na patinação artística

Yu-Na Kim, maior nome da modalidade entre as mulheres, sobra na pontuação

Kim mostra sua elasticidade durante apresentação | AFP/Vincenzo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sul-coreana Yu-Na Kim, que domina as provas individuais de patinação artística há quatro anos, saiu na frente na madrugada desta quarta-feira (24, no horário de Brasília) e, com uma apresentação que se destacou muito em relação às das adversárias, liderou o programa curto da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ela utilizou a música tema dos filmes do agente secreto James Bond, o 007, para encantar com sua apresentação em Vancouver, obtendo a pontuação de 78,50. A segunda colocação do programa curto ficou com a japonesa Mao Asada, com 73,78, enquanto o terceiro posto foi para a canadense Joannie Rochette, cuja mãe morreu nesta semana. Ela conseguiu 71,36.

O programa livre da patinação artística individual feminina, que ocorrerá às 22h da quinta-feira (25), definirá ouro, prata e bronze. A nota será somada à obtida nesta quarta, e a atleta mais pontuada ficará com o título olímpico.

Yu-Na Kim é um fenômeno do esporte. Ela foi proibida de disputar a Olimpíada de Turim, em 2006, por ter apenas 15 anos. Agora, com 19, já acumula muitos títulos de expressão mundial.

Ela é campeã mundial (2009), campeã do torneio dos quatro continentes (2009), tricampeã da grande final do Grand Prix (2007,2008 e 2009), líder do ranking nos últimos três anos e heptacampeã de etapas do Grans Prix desde a temporada 2006/2007.

A sul-coreana também tem um grande apelo entre os torcedores locais. Em 2006, ela mudou-se para Toronto, no Canadá, para conseguir melhores condições de treinamento.

Mesmo com o desempenho da primeira colocada, o momento mais emocionante foi mesmo o final de apresentação de Joannie Rochette, que chorou muito após terminar a sua coreografia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES