Superação sobre duas rodas: embrapianos enfrentaram o Rally Cerapió e já pensam em 2015

Cruzando Ceará, Piauí e Maranhão e suas paisagens de praias, serras, sertões, cerrado e matas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 400 quilômetros percorridos de bicicleta, sobre asfalto, carroçal ou areia. Cruzando Ceará, Piauí e Maranhão e suas paisagens de praias, serras, sertões, cerrado e matas. Enfrentando o calor, desgaste, subidas em serra, lama, areia fofa. Esse foi o desafio superado por Alisson Cardoso e Kleibe Moraes, respectivamente analista e pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), nos quatro dias de competição da 27ª edição do rally Cerapió, entre os dias 28 e 31 de janeiro deste ano.

 

Ao fim de todo o percurso, os resultados foram considerados muito satisfatórios para quem disputava uma competição longa pela primeira vez: entre os 19 participantes na categoria de 30 a 40 anos de idade, Alisson foi o 12º colocado e Kleibe o 13º. ?Nós brincávamos que a meta era não ficar em último. Acabamos deixando bons competidores para trás?, ressaltou Alisson. Os dois comemoraram também a superação de seus limites. ?Nunca tinha pedalado por quatro dias seguidos. O cansaço e o calor nos faziam, em alguns momentos, pensar que não íamos conseguir?, disse Kleibe. Para Alisson, que afirmou ter sofrido com dores musculares e com obstáculos como ter furado o pneu da bicicleta três vezes, o preparo psicológico se mostrou tão importante quando o condicionamento físico para completar a prova: ?se você não tiver foco, você desiste mesmo?.

 

Após a conquista, os próximos desafios já estão traçados: para 2015 mais uma edição do rali ? que passa a se chamar Piocerá (ano ímpar). Os atletas traçam treinos mais específicos e com antecedência ? e uma meta maior: o Brasil Ride, com seus 700 quilômetros de percurso entre áreas montanhosas na Chapada Diamantina. Mais do que participar das provas, para os dois, o ciclismo traz oportunidades de integração e qualidade de vida. ?O esporte faz com que tenhamos boas amizades, nos proporcione uma sensação de liberdade, de contato com a natureza?, frisou Kleibe. Alisson, que chegou a passar um ano sem treinar por conta de uma cirurgia no joelho, falou que ter treinado e disputado uma prova como essa ? tendo perdido 18 quilos em seis meses de treino ? é uma ?realização muito grande?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES