Suspenso pela 3ª vez, Sheik vira dor de cabeça para Tite escalar ataque

Atacante fica suspenso pela terceira vez no Campeonato Brasileiro e deixa Timão refém no setor ofensivo contra o Atlético-MG, neste domingo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atacante Emerson recebeu nove cartões amarelos em 20 jogos disputados no Campeonato Brasileiro de 2013. Herói da conquista da Taça Libertadores da América no ano passado, o jogador vem desfalcando o Corinthians em momentos importantes da competição nacional. Contra o Atlético-MG, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Independência, Sheik novamente não estará à disposição do técnico Tite, gerando problemas para o setor ofensivo alvinegro e críticas do comentarista Caio Ribeiro.

O comandante já tinha Alexandre Pato, convocado para amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Zâmbia, como desfalque. Sem Emerson, Tite terá dificuldades de repetir a formação utilizada na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, resultado que quebrou uma série de oito partidas sem vencer do Timão. É a terceira vez no Brasileirão que Sheik ficará fora por conta de advertências. Ele é um dos recordistas da indisciplina na competição, ao lado de Gabriel (Botafogo), Willians (Inter), Victor Ramos (Vitória) e Rogério (Portuguesa).

Criticado por parte da torcida pelas atuações abaixo do esperado na série negativa, o atacante já havia deixado o Corinthians na mão no empate sem gols contra o lanterna Náutico, quando Pato e Guerrero (convocados pelas respectivas seleções) e o meia Douglas (suspenso) também não puderam jogar. Na oportunidade, o jovem Léo, de apenas 18 anos, teve de ser utilizado como titular.

O maior problema são as entradas duras do atacante quando ele não está com a posse de bola. Dos nove, seis foram por faltas duras, dois por reclamação e um por simulação. Pela Copa do Brasil, ele recebeu o vermelho na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, no jogo de ida das oitavas de final, após discutir com um atleta adversário, e não pôde disputar a partida decisiva, no Pacaembu.

Questionado sobre o excesso de cartões de Emerson, o técnico Tite não confirmou, mas deu a entender que o jogador recebeu uma bronca no vestiário por outra suspensão. Especialmente por conta do momento delicado vivido pelo Corinthians: após o alívio na crise com o triunfo sobre o Bahia, a equipe agora tenta embalar no Campeonato Brasileiro para manter alcançável o principal objetivo na competição: chegar ao G-4 e assegurar uma vaga na Libertadores.

? Certas coisas ficam apenas no vestiário ? resumiu o treinador.

Com uma média de quase um cartão amarelo a cada dois jogos, Emerson é o recordista do Corinthians no quesito. Ele é seguido por jogadores de defesa, responsáveis por desarmes, como o zagueiro Paulo André (que tem seis) e o volante Ralf (com quatro). Depois de Sheik, o atacante mais advertido foi Paolo Guerrero, que recebeu um terço dos cartões do companheiro, com quatro jogos a menos. O fato de não conseguir repetir uma mesma escalação vem sendo apontado por Tite como um dos maiores fatores responsáveis pela queda de produção no segundo semestre.

Adaptado a uma função que se dedica muito à marcação e às assistências no esquema 4-2-3-1, utilizado pelo técnico na maior parte do Brasileirão, Emerson nem de longe disputa a artilharia do torneio. Marcou apenas dois gols: um na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pela terceira rodada, e outro no triunfo sobre o Grêmio, dois meses depois. O artilheiro do Timão na competição é Alexandre Pato, com sete gols.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES