T. Pereira conquista Copa do Mundo com antecipação e recorde

Thiago Pereira é também o primeiro brasileiro a chegar no topo e o que mais venceu provas em uma mesma temporada em toda a história do circuito

Avalie a matéria:
Tiago Pereira | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O circuito da Copa do Mundo de Natação 2010 ainda não acabou, mas Thiago Pereira já pode ser coroado como o rei da competição da Federação Internacional de Natação (FINA). Com as vitórias obtidas na penúltima etapa, em Moscou, nestas terça e quarta-feira, ninguém pode mais ultrapassar o nadador brasileiro no ranking geral.

Thiago Pereira é também o primeiro brasileiro a chegar no topo e o que mais venceu provas em uma mesma temporada em toda a história do circuito, que existe desde 1979. A Copa ainda não terminou e ele já tem 18 medalhas de ouro e 20 no total. Antes dele, o recorde de vitórias do Brasil pertencia a Kaio Márcio Almeida, que conquistou nove ouros na temporada de 2005/2006.

Antes da etapa de Moscou, Pereira somava 113 pontos. Na Rússia, ele faturou as medalhas de ouro dos 400 m, 100 m e 200 m medley. Nesta última prova, o título do nadador brasileiro se confirmou, pois ele venceu o sul-africano Darian Townsend, 56 pontos, único que teria chance matemática de ultrapassá-lo no ranking (os pontos são obtidos de acordo com os melhores índices técnicos em cada etapa do circuito, e não pelo número de medalhas obtidas).

Após a etapa final, entre os dias seis e sete de novembro, em Estocolmo, na Suécia, Pereira será o primeiro do País a realizar o feito de chegar ao topo do ranking e faturar a premiação final de US$ 100 mil (R$ 170 milhões) para o ganhador do circuito. Antes, apenas o próprio brasileiro havia sido terceiro lugar, no ranking final da Copa do Mundo de 2007.

O Brasil chegará a Estocolmo com 92 medalhas no circuito de 2010. Em Moscou, também subiram ao pódio João Gomes Júnior para ganhar a prata nos 50 m (26s96) e 100 m peito (58s94) e Lucas Salatta para o bronze dos 200 m borboleta (1m54s74). Na etapa decisiva, o time brasileiro terá Thiago Pereira, Henrique Rodrigues, Guilherme Guido e Leonardo de Deus, com o técnico André Ferreira à frente da equipe.

A Seleção Brasileira adulta de natação já se prepara para um dos maiores desafios do ano, o Campeonato Mundial em Piscina Curta, que acontecerá em Dubai, em dezembro. A equipe sai do país para aclimatação no Kuwait, no dia 8 do próximo mês.

Thiago Pereira, que precisa se recuperar após a maratona de sete etapas da Copa do Mundo, não estará no time, mas a equipe brasileira é a mais forte de todos os tempos com nomes como Cesar Cielo e Kaio Márcio Almeida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES