Taça da Copa chega ao Rio e inicia tour por todas as capitais brasileiras; confira tabela com datas

Troféu desembarca na cidade que abrigará final do Mundial, em julho. Após passar por 89 países e mais de 150 mil km, objeto rodará 27 cidades pelo Bra

Taça da Copa do Mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Taça da Copa do Mundo já está no Brasil. O troféu desembarcou no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, após uma viagem por outros 89 países, rodando mais de 150 mil quilômetros desde setembro do ano passado. O avião saiu de Los Angeles, nos Estados Unidos, fez escalas em Belize e Manaus, e permanecerá no Rio até sexta, para exibição ao público no Maracanã.

O objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa rodará as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal antes do início do Mundial (confira a programação completa no final do texto). O GloboEsporte.com acompanhou de perto a viagem da taça com uma equipe de reportagem dentro do avião por todo o giro pelo mundo.

A chegada a São Paulo acontece duas semanas antes do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, marcado para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians. A capital paulista será a última cidade a receber o troféu. Campeões mundiais das cinco gerações (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) serão embaixadores da Coca-Cola, patrocinadora da Fifa e do evento, no tour pelo Brasil. No lançamento do projeto, no Rio, os representantes foram Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos. Carlos Alberto Torres, capitão do tri em 1970, está confirmado no evento de terça no Maracanã.

De acordo com a regra estabelecida pela Fifa, apenas jogadores que foram campeões e chefes de Estado podem tocar o troféu. Responsáveis pela segurança apenas transportam a taça utilizando luvas, sem fazer contato direto.

A volta ao mundo do objeto passou por diversos lugares marcantes. Cidades devastadas por acidentes naturais, como Porto Príncipe, no Haiti, e Rikuzentakata, no Japão, tiveram a oportunidade de exibir a taça à população. Ela ainda atravessou a fronteira entre Israel e Palestina, e recebeu a visita de pessoas ilustres, como Pelé (na França) e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Agora, é a vez dos brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES