Tavares, alvo de polêmica com judô: “Estão acabando comigo”

Na última quarta-feira, o lutador catarinense do UFC postou um comentário irônico.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não há como medir o poder das redes sociais, só se sabe que é gigante. Tão grande que uma declaração publicada no Twitter rodou o Brasil inteiro e transformou a vida de Thiago Tavares. Na última quarta-feira, o lutador catarinense do UFC postou um comentário irônico pouco depois de Thiago Camilo terminar em quinto lugar no judô: "Incrível como o Brasil está "bem" nas Olimpíadas. Já viram o quadro de medalhas? Só o MMA brasileiro para honrar o país". Tavares virou rapidamente alvo de programas de televisão, sites e, principalmente, os internautas. Foi o suficiente para abalar a cabeça de Thiago, que até então vinha se preparando bem para lutar no UFC 151, em 1º de setembro. Ao lembrar o episódio, mostrou-se abatido e se emocionou bastante ao relatar ofensas à sua família. Ele afirmou que não conseguiu passar o que queria dizer no comentário. Segundo ele, a ideia era criticar a falta de investimento nos esportes olímpicos no país.

- Eu me expressei mal no que queria dizer, e as pessoas me interpretaram pior ainda. A minha intenção em hipótese alguma era ofender qualquer atleta brasileiro, até porque sei o que eles passam. Eu já lutei de graça no começo da minha carreira. Os meus pais são comerciantes, têm uma floricultura. Tudo o que eles conseguiram foi com muito suor, e as pessoas vêm me chamar de "playboy"? Sei o que passam os atletas, com pouco incentivo. O que quis dizer é que, infelizmente, o Brasil está com pouco resultado nessas Olimpíadas. As pessoas querem torcer para os atletas na época de Olimpíadas, aí dão incentivo e apoio (financeiro), mas isso é de quatro em quatro anos. No resto ninguém quer saber do atleta, para que ele consiga manter o nível de treinamento. Torcer por ele todo mundo quer depois. E foi exatamente isso que eu estava dizendo, só que me expressei mal. Não falei de nenhum esporte específico, nada de judô, como disseram. Por sinal, comecei no judô e depois fui para o jiu-jítsu e para o boxe. Eu fiz uma reivindicação ali, estou do lado dos atletas. Meu "comentário infeliz" estava querendo dizer exatamente isso. Nos países da Europa e nos Estados Unidos os atletas têm total apoio desde o colégio e na universidade - disse.

Tavares contou que várias pessoas têm mandado e-mails ofensivos a ele e à família por meio de seu site pessoal. Ao lembrar disso, chorou bastante. Ele disse ter perdido o sono por causa da situação, mas acredita que a carreira não será prejudicada por conta disso, mesmo que possa vir a perder patrocinadores:

- Sinceramente, pensando na minha carreira, não prejudica, porque só tenho que fazer meu trabalho no UFC. Os comentários que foram feitos na TV e nos sites, da maneira como foram feitos, simplesmente estão acabando com a minha vida. Passei a noite em claro, não consegui dormir (começa a chorar). Chorei o dia todo hoje (quinta), não consegui treinar. Então, os problemas que eu tiver por perda de patrocínio são o de menos. O circo que armaram em volta de um comentário está acabando com minha vida. Sempre me consideraram um representante de Florianópolis, do Brasil, e agora sou tachado de marginal. Tenho 22 anos de treino, me dedicando ao esporte e levantando a bandeira do Brasil mais alto. A minha mãe trabalha 12 horas por dia, e as pesoas ficam mandando e-mail para o meu site para xingá-la (chora bastante). Quiseram interpretar de um modo diferente para acabar com a minha vida.

O lutador se disse arrependido da declaração e lembrou o fato de ter levado a bandeira do Brasil ao octógono do UFC após a vitória sobre Sam Stout, em janeiro, para justificar seu patriotismo:

- Eu me arrependo da maneira como escrevi. Não consegui expressar o que eu queria, que era estar do lado dos atletas. Eles não têm ferramentas para poder representar o Brasil. É como se fossem para uma guerra com faquinha e canivete, enquanto americanos e europeus têm toda uma estrutura olímpica por trás deles. O que falaram de mim não condiz com a realidade. Só entro com música nacional nas minhas lutas. Fui comparado a um criminoso. Eu sou um atleta muito patriota! Na minha última luta chorei beijando a bandeira do Brasil, as pessoas podem ver o vídeo. Foi um comentário infeliz...

Aos 27 anos, Thiago Tavares tem 17 vitórias, quatro derrotas e um empate na carreira (7-4-1 no Ultimate). Contra o americano Dennis Hallman, no UFC 151, em Las Vegas, tentará o terceiro triunfo consecutivo. Ele chegou a tropeçar nas palavras ao falar sobre o próximo desafio, mas logo mudou o tom e ganhou confiança:

- Se eu conseguir treinar... Isso só Deus vai saber responder. No dia 1º de setembro, no UFC 151, vou dar o meu melhor lá em cima e estarei disposto a trazer mais uma vitória para o meu país e levantar a bandeira. Quando entro no octógono estou disposto a qualquer coisa. Vou representar todo mundo que eu amo. Se Deus quiser vou decepcionar essas pessoas que ofenderam tanto a mim quanto à minha família.

Por fim, o catarinense deixou uma mensagem aos que ficaram chateados:

- Quero pedir desculpas a todos os atletas que estão competindo pelo país em todas as modalidades, porque me expressei mal. Estou defendendo a mesma bandeira que eles, a do incentivo ao esporte. Peço desculpas também a todos os familiares deles. Da maneira que me puseram como criminoso, não merecia isso por tudo o que fiz e venho tentando fazer pelo esporte. Não mereço ser tachado como tal. Tenho um instituto social com quase 300 crianças, não merecia ouvir o que disseram. Liguei para familiares meus, e eles choravam por causa do que falaram sobre mim. Então, peço desculpas a todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES