Técnica da Suécia cita orgulho por ter Marta no time

Além do Rio de Janeiro, a equipe irá atuar na primeira fase em BSB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma especialista em ouro. Essa é a credencial de Pia Sundhage, 56 anos, técnica da Suécia, seu país de origem. Duas vezes campeã olímpica com os Estados Unidos - Pequim e Londres -, a treinadora será uma das atrações no torneio de futebol feminino dos Jogos do Rio. Apesar do currículo, o discurso da melhor técnica do mundo em 2012 é de alguém que procura ainda aprender e não só ensinar. Segundo ela, estar no Brasil será a oportunidade de viver o futebol, viver a tradição do local de origem de Marta, que, entre idas e vindas, já soma mais de oito anos em terras nórdicas e é vista como uma das responsáveis pela evolução da modalidade por lá.

- Para mim Brasil é futebol. E nós conhecemos Marta muito bem. Joga na Suécia já por muito tempo. Nós olhamos para o futuro para jogar contra todos os grandes times. Encontrei a Marta algumas vezes e vi ela algumas vezes na liga sueca. Temos muito orgulho do fato dela permanecer na Suécia e levar o futebol ao mais alto nível. Então, estar aqui no Rio e jogar não somente contra ela, mas também outras atletas como Cristiane e outras será fantástico - afirmou Pia Sundhage, que tem a Seleção pela frente no dia 6 de agosto, no Rio, pela competição. 

A alegria por estar em uma competição no Brasil serve até mesmo como alento para o calor que as atletas suecas, acostumadas com temperaturas mais amenas, irão enfrentar. Além do Rio de Janeiro, a equipe irá atuar na primeira fase em Brasília. O "pesadelo" maior de disputar uma partida em Manaus, ao menos por enquanto, será evitado. Pia garante que mesmo não sendo comum o calor para suas comandadas é preciso lidar com esse fator e não encarar como preocupação.

- Nós não deveríamos estar preocupados. Você deve lidar com o calor. Faremos tudo que for possível para ter certeza de que isso não irá atrapalhar - garantiu.

Se no posto de comando há tantas conquistas e reconhecimento, a Suécia, no entanto, ainda busca seu primeiro título expressivo. O ouro é visto distante e, no discurso, o lema é crescer jogo a jogo. Pia considera que a disputa é uma segunda chance depois da precoce eliminação na Copa do Mundo - nas oitavas de final em derrota por 4 a 1 para a Alemanha.

- Primeiro de tudo tentaremos ganhar sempre o próximo jogo. E se formos bem sucedidos e alcançarmos as quartas de final qualquer coisa pode acontecer. Nós estamos vindo de uma Copa do Mundo na qual não fomos muito bem. Então, agora nós temos na mente: "uau, temos uma segunda chance". Será divertido jogar futebol - afirmou a treinadora da atual sexta colocada no ranking da Fifa, que estreia nas Olimpíadas diante da África do Sul, em 3 de agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES