Técnicos de Fla, Flu, Vasco e Botafogo fazem avaliação do ano

Em entrevista , eles enumeram os acertos e as falhas de suas equipes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dorival, Abel, Gaúcho e Oswaldo fazem avaliação do ano que vai chegando ao fim, na esperança de que os erros não se repitam em 2013. Em entrevista , eles enumeram os acertos e as falhas de suas equipes.

Dorival Junior - Técnico do Flamengo

O que deu certo? Pelo menos conseguimos chegar a uma estrutura mínima de equipe, mas que precisa ser reforçada, muito bem reforçada ainda. A partir de um certo momento do Campeonato Brasileiro, esse time evoluiu na parte tática. Nas últimas oito partidas, não vou dizer que o time tenha conseguido uma regularidade técnica, mas ao menos conseguiu se manter mais equilibrado em campo. Então, posso dizer que, coletivamente, tivemos um ganho tático.

O que deu errado? Acho que o Flamengo não teve muito o que comemorar nessa temporada, de um modo geral. A campanha foi muito aquém do que esperávamos, e a responsabilidade é toda nossa. Caminhamos em alguns aspectos, mas foi muito pouco para uma equipe como a nossa, que representava o Flamengo. Fica a lição. Temos que nos preparar muito mais para o ano que vem, no sentido de termos uma equipe competitiva, à altura da entidade. Houve um ganho tático, mas ainda tínhamos muito a melhorar coletivamente.

Craque do Brasileirão? Foi o Fred, por tudo que representou ao longo da competição.

Abel Braga - Técnico do Fluminense

O que deu certo? O comportamento do grupo foi excepcional. Conseguimos superar muitas lesões e cartões. E os meninos, quando solicitados, não sentiram a pressão. Fisicamente, a equipe estava muito bem. O que posso falar? Fomos campeões brasileiros, caramba!

O que deu errado? Nossa atuação no Campeonato Brasileiro só não foi perfeita por dois motivos: perdemos pontos para equipes que acabaram rebaixadas ? o Atlético-GO e o Figueirense ?, e outro ponto não ideal foi termos sofrido muito no fim dos jogos. A verdade é que em alguns momentos, a equipe se desconcentrou.

E o craque do Brasileirão? Foi o Fred. Não só por ele ter sido decisivo, mas também porque os gols que ele fez têm um grau de dificuldade muito grande, anormal. Comentei isso com ele: ?Como você gosta de fazer gol difícil?.

Gaúcho - Técnico do Vasco

O que deu certo? O ponto positivo foi a subida de alguns garotos como o Marlone, o John Clay e o Romário. Eles tiveram a oportunidade e souberam mostrar serviço.

O que deu errado? Esperávamos a conquista do título brasileiro, já que no ano passado tínhamos ido tão bem. Mas, num determinado momento, a equipe se tornou frágil. Não sei explicar o motivo. Não se pode desprezar um Diego Souza e um Fagner, mas acho que ninguém é insubstituível. Não acho que a razão tenha sido somente a saída de jogadores, pois os que ficaram deram uma caída muito grande também, depois de terem atingido um nível altíssimo.

E o craque do Brasileirão? Quem mais me chama a atenção é o maior do Brasil, o Neymar (atacante do Santos). Não há como compará-lo a ninguém. Mas o grande destaque foi o Bernard. Ele fez a diferença. Foi o destaque da competição, na minha opinião.

Oswaldo de Oliveira - Técnico do Botafogo

O que deu certo? Não posso deixar de destacar a boa estrutura, muito boa para um clube brasileiro. Aliás, essa preocupação vem desde a época do (ex-presidente) Bebeto de Freitas, e, com o Maurício (Assumpção), esse ponto continuou enfatizado. Além da boa estrutura, conseguimos recuperar alguns jogadores desacreditados que haviam sido até incluídos em lista de dispensa. Demos chance a jovens que estão no clube sem merecer atenção. E convocações para a seleção brasileira (Jefferson, Lucas e Elkeson) melhoraram o espírito do grupo.

O que deu errado? Embora tenhamos dado um passo importante para a sequência do trabalho, não conseguimos alcançar os objetivos finais ? classificação e títulos. Perdemos jogadores como o Herrera e o Maicosuel, e, no fim, ficamos sem o Bruno Mendes. Não contávamos com essa. O Botafogo tem um orçamento muito enxuto. Isso nos atrapalhou muito, já que o futebol é um grande balcão de negócios.

E o craque do Brasileirão? Foi o Ronaldinho Gaúcho. O jogador mais eficiente foi o Fred, mas quando se fala em craque, eu me lembro de grandes jogadas. O cara que iluminou o campeonato, na minha opinião, foi o Ronaldinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES