T. Neves marca 3, Fla vence e coloca o Cruzeiro na reta do rebaixamento

A cinco jogos do fim da competição, são apenas três pontos de distância para os líderes Corinthians e Vasco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um segundo tempo espetacular, o Flamengo goleou o Cruzeiro por 5 a 1, no Engenhão, neste sábado, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ganhou moral na reta final da competição. Com três gols de Thiago Neves e dois de Deivid, a equipe rubro-negra chegou aos 55 pontos na tabela, na quarta colocação, e volta a sonhar com o título. A cinco jogos do fim da competição, são apenas três pontos de distância para os líderes Corinthians e Vasco.

A equipe mineira, que abriu o placar com Anselmo Ramon e teve chance de fazer 2 a 0 em um pênalti desperdiçado por Vitorino, acumula problemas e corre sério risco de disputar a Série B pela primeira vez na história. Os comandados de Vágner Mancini voltaram para a zona do rebaixamento, com 34 pontos, na 17ª colocação, e nas próximas rodadas ainda podem perder o meia Montillo, que deixou o campo com lesão muscular.

Um desfalque inesperado irritou o técnico Vanderlei Luxemburgo momentos antes do jogo. Por se automedicar nas vésperas da partida, o goleiro titular Felipe teve que ser poupado para evitar complicações em um possível exame antidoping. O reserva Paulo Victor foi escalado para substitui-lo.

Em um primeiro tempo movimentado, o Cruzeiro abriu o placar com Anselmo Ramon e teve chances de ampliar com Farías, que acertou o travessão, e Vitorino, que desperdiçou uma cobrança de pênalti. Ainda antes do intervalo, Deivid empatou em um lance de sorte e talento: o atacante acertou um chute de longe com efeito. A bola bateu na trave e nas costas do goleiro Fábio antes de entrar.

A virada flamenguista veio logo no início da segunda etapa, novamente com Deivid, de cabeça. Para piorar ainda mais a situação mineira, Montillo sentiu lesão na coxa e teve que deixar o campo ainda aos 5min.

Já aos 12min da etapa final, o placar era de 4 a 1. Thiago Neves marcou duas vezes e Ronaldinho ainda desperdiçou lance incrível, na frente do gol, por preciosismo.

A torcida mineira presente no Engenhão começou a deixar o estádio já na metade do segundo tempo. Eles não viram o quinto gol rubro-negro, humilhante: aos 25min, Fábio saiu jogando completamente errado e entregou nos pés de Thiago Neves. Meia tocou por cobertura e marcou um golaço, o terceiro na partida.

Na próxima rodada, o Flamengo joga contra o Coritiba no Couto Pereira, enquanto o Cruzeiro, como mandante, recebe o Internacional.

O jogo

Um desfalque inesperado irritou o técnico Vanderlei Luxemburgo momentos antes do jogo. Por se automedicar nas vésperas da partida, o goleiro titular Felipe teve que ser poupado para evitar complicações em um possível exame antidoping. O reserva Paulo Victor foi escalado para substitui-lo.

Apesar do contratempo, a equipe rubro-negra começou melhor em campo. O jovem garoto Thomás, de 18 anos, se mostrava à vontade e entrosado com Thiago Neves e Ronaldinho. Aos 15min, o trio de armadores fez bola chegar até Deivid, que recebeu pelo alto e cabeceou para o fundo das redes, mas o árbitro sinalizou situação irregular.

Se o sistema ofensivo rubro-negro ia bem, o mesmo não se podia dizer da defesa. Aos 23min, Montillo cruzou escanteio pela direito, Farías desviou na primeira trave e Anselmo Ramon, livre, completou para abrir o placar.

O gol abalou os cariocas e deu confiança aos mineiros. Logo na sequência, aos 26min, o Cruzeiro chegou perto de ampliar: aproveitando outro "buraco" na zaga flamenguista, Farías recebeu na área, com liberdade, e tocou na saída de Paulo Victor, mas a bola foi no travessão.

O momento era mais favorável ao time visitante. Aos 28min, Montillo invadiu a área em velocidade e Alex Silva chegou forte, de carrinho. O árbitro marcou penalidade do camisa 24, que fez infração semelhante no santista Alan Kardec, no empate por 1 a 1 entre Santos e Flamengo, no jogo anterior do clube da Gávea no Engenhão.

Montillo, que desperdiçou penalidade recentemente em derrota diante do Corinthians, permitiu que Vitornio assumisse a responsabilidade. Na cobrança, o zagueiro uruguaio acertou a bola no travessão.

O lance encerrou o bom momento cruzeirense na partida. Aos 35min, em um belo chute e com certa sorte, Deivid empatou para o Flamengo: o atacante arriscou de longe, com força. A bola bateu no travessão e nas costas do goleiro Fábio antes de entrar.

Ainda antes do intervalo, aos 44min, Thiago Neves quase virou. O camisa 7 bateu de fora da área e obrigou o goleiro cruzeirense a fazer grande defesa.

A segunda etapa começou com mais pressão flamenguista. Aos 2min, Junior Cesar fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro. Thiago Neves não dominou e perdeu boa chance.

No lance seguinte, veio a virada. Ronaldinho cobrou escanteio fechado, na segunda trave, e Deivid, de cabeça, fez seu segundo no jogo.

Aos 5min, a situação ficou ainda pior para o clube celeste. Montillo sentiu lesão na coxa e teve que deixar o campo, substituído por Roger.

Em pouco tempo, o Flamengo decidiu o jogo. O terceiro gol veio aos 9min, com Thiago Neves, que dominou na área pela esquerda e chutou cruzado, rasteiro, sem chances para o goleiro.

Aos 10min, Ronaldinho sobrou na área sozinho e, por preciosismo, perdeu um gol incrível, tentando tocar com categoria no ângulo de Fábio com o rosto virado para o lado oposto. A jogada foi interpretada como deboche pelos zagueiros cruzeirenses, que trocaram empurrões com o flamenguista.

O quarto gol da equipe da casa saiu logo aos 12min. Thiago Neves aproveitou cruzamento de Muralha e levou a torcida carioca ao delírio.

A torcida mineira presente no Engenhão começou a deixar o estádio já na metade do segundo tempo. Eles não viram o quinto gol rubro-negro, humilhante: aos 25min, Fábio saiu jogando completamente errado e entregou nos pés de Thiago Neves. O meia tocou por cobertura e marcou um golaço, o seu terceiro na partida.

Embalado por gritos de "olé" da torcida, o Flamengo ainda teve chances de fazer o sexto. Ronaldinho, sobretudo, mostrava querer marcar o dele, mas parou nas defesas de Fábio e nos próprios erros de finalização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES