Timão é o caçador de recordes na Série B

O Corinthians está cada vez mais próximo do retorno à elite do futebol brasileiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians est? cada vez mais pr?ximo do retorno ? elite do futebol brasileiro. Apenas dez rodadas separam o clube do seu principal objetivo na temporada. E para fechar bem o Campeonato Brasileiro da S?rie B, o Tim?o tenta agora quebrar alguns recordes hist?ricos que consolidar?o sua superioridade em rela??o aos advers?rios. Pelas estat?sticas da equipe at? o momento, ? bem poss?vel que a maioria dessas marcas seja superada. Basta que o elenco comandado pelo t?cnico Mano Menezes mantenha a m?dia em alguns quesitos e melhore pequenos detalhes em rela??o a outros.

Quando consideramos a era dos pontos corridos como refer?ncia, o caminho parece ser ainda mais tranq?ilo para as ambi?es corintianas. At? porque este sistema de disputa come?ou a ser adotado apenas em 2006. Nas duas edi?es anteriores, Coritiba e Atl?tico-MG lideraram algumas das principais estat?sticas, mas o Tim?o pode ir al?m do feito das duas equipes. O recorde de pontos, por exemplo, pertence ao Galo, que em 2006 fechou sua participa??o na Segundona com 71. Para ultrapass?-lo, os corintianos precisam de mais tr?s vit?rias e um empate, j? que no momento est?o com 62 pontos. O maior n?mero de vit?rias at? o momento pertence ao Coxa, que em 2007 saiu de campo 21 vezes comemorando os tr?s pontos. O Tim?o possui 18 vit?rias at? agora.

Os corintianos tamb?m podem terminar a S?rie B com o melhor ataque e a melhor defesa da era dos pontos corridos. O recordista do primeiro quesito ? o Paulista, que em 2006 marcou 72 gols no campeonato. O Tim?o marcou 58 gols e tem uma m?dia muito boa de aproveitamento ofensivo: 2,1 gols por partida. Se continuar neste ritmo nas rodadas restantes, alcan?ar? a marca de 78 gols ao t?rmino dos dez jogos. A defesa tamb?m est? pr?xima de superar a marca de 36 gols sofridos pelo Sport em 2006. O Tim?o viu sua rede balan?ar apenas 19 vezes nesta edi??o e possui m?dia de 0,6 gol sofrido por partida. Significa que se a m?dia persistir, ter? sofrido apenas 23 gols ao fim da competi??o.

De todas as possibilidades j? mencionadas, uma consagraria o Corinthians n?o s? na era dos pontos corridos mas em todas as principais edi?es da S?rie B. O aproveitamento corintiano de pontos por partida ? muito alto na temporada 2008 e raros times se aproximaram deste n?mero ao longo dos anos. Vale ressaltar que tomamos como refer?ncia os campeonatos disputados a partir de 1995 e os seus respectivos campe?es, pois antes disso o sistema de pontua??o era bem diferente. Uma vit?ria, por exemplo, valia dois pontos ao inv?s dos atuais tr?s pontos por cada triunfo.

Em 1995, no primeiro ano desse novo regulamento, o Atl?tico-PR conseguiu o recorde de aproveitamento que persiste at? hoje: 77,38%. Oito anos se passaram at? que outra equipe ultrapassasse a faixa de 70%. O Palmeiras conquistou o t?tulo da Segunda Divis?o em 2003 com 74,30% de aproveitamento. Para superar estes dois advers?rios, o Corinthians precisa melhorar em alguns pontos percentuais o seu atual aproveitamento, que ? de 73,8%. Confira mais detalhes na tabela abaixo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES