Timão empata e segura a liderança

Corinthians empata no último lance com o Botafogo e segura liderança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A torcida do Botafogo já comemorava a vitória de virada, mas no último lance da partida o Corinthians mostrou por que é um dos candidatos ao título. Com um gol de cabeça de Paulo André aos 47 minutos do segundo tempo, o Timão saiu do Engenhão, neste domingo, com um empate em 1 a 1 que o manteve invicto e líder do Campeonato Brasileiro, condição que terá por quase 40 dias, tempo que a competição ficará parada em virtude da disputa da Copa do Mundo.

O ponto conquistado no Rio de Janeiro foi suficiente para que o Corinthians seguisse no primeiro lugar do Brasileiro. No entanto, a equipe agora tem a companhia do Ceará, que venceu o Atlético-MG e também soma 17 pontos. Já o Botafogo chegou à quarta rodada sem conquistar uma vitória (dois empates e duas derrotas) e tem nove pontos conquistados em sete partidas. A partida começou e logo ficou claro que o clima era de decisão para as duas equipes.

O que se via era um confronto disputado, com forte marcação e poucas chances de gols de ambos os lados. E sem pode vibrar com lances de perigo, a torcida do Botafogo se levantou pela primeira vez para reclamar da arbitragem, aos 12 minutos, depois que o auxiliar Paulo Ricardo da Silva Conceição assinalou falta de Herrera em William, quando o argentino seguia em direção ao gol. Revoltado, o técnico Joel Santana esbravejou e jogou a famosa prancheta no chão.

Embora bem posicionado defensivamente, o Botafogo pouco incomodava na parte ofensiva. Muito porque o atacante Caio foi designado para marcar Roberto Carlos e prendeu o lateral em seu campo, deixando Herrera com a função de correr para todos os lados. Mas aos poucos o primeiro tempo foi marcado pela diferença entre uma equipe com qualidade técnica e outra que limitava a dar chutões e tentar roubar bolas. Exemplo do primeiro caso, o Corinthians passou a dominar a partida, e abriu o placar num lance exemplar. Aos 30 minutos, Renato tentou invadir a área e, com poucos recursos, foi desarmado, perdendo uma chance de gol para o Botafogo.

O Corinthians armou o contra-ataque e, após receber lançamento de Elias, Bruno César avançou e, com um belo drible, deixou Alessandro no chão. Depois, chutou no canto direito de Jefferson, fazendo 1 a 0. A partir de então, o Corinthians passou a valorizar a posse de bola, explorando os erros e o descontrole emocional do Botafogo. Enquanto Leandro Guerreiro e Lucio Flavio ficavam à beira do campo reclamando com o auxiliar sobre um possível toque de mão de um jogador corintiano dentro da área, Fábio Ferreira cruzava para Caio, que, frente a frente com o gol, chutava no travessão, aos 33 minutos.

Com Alessandro e Sandro Silva vaiados a cada toque na bola, o Botafogo não conseguia se articular. Já o Corinthians mostrava superioridade com sequências de toques de bola sem qualquer incômodo do adversário. E foi dessa forma que o time visitante apenas esperou o apito do intervalo. O Corinthians voltou para o segundo tempo sem Dentinho, que sentiu a coxa esquerda no fim da primeira etapa. E antes que pudesse impedir a esperada pressão inicial do Botafogo, viu o time da casa empatar logo aos dois minutos.

Graças à insistência de Herrera, que não se intimidou com a marcação e, numa posição supostamente desfavorável, arriscou um chute de perna esquerda. Felipe pulou em seu canto esquerdo e apenas espalmou. A bola sobrou para Renato, que encheu o pé, fazendo 1 a 1. O gol do Botafogo teve como efeito imediato uma partida mais aberta. As duas equipes passaram a se preocupar mais com o ataque e alternaram jogadas ofensivas. No entanto, não mostravam qualidade no momento da conclusão.

Aos 12 minutos o Alvinegro carioca perdeu o zagueiro Antônio Carlos, que deixou o campo sentindo a perna direita e foi substituído por Danny Morais. E num confronto equilibrado, o gol poderia acontecer num lance de bola parada. Mas um momento favorável ao Corinthians em poucos segundos transformou-se na virada do Botafogo.

Roberto Carlos cobrou falta na barreira, que se tornou um contra-ataque para o time carioca. Renato ganhou de Ralf e tocou para Marcelo Cordeiro, que avançou em velocidade e rolou para Lucio Flavio, que chutou, fazendo 2 a 1 aos 27 minutos. A partir de então, o Botafogo passou a se fechar em sua defesa, esperando o Corinthians para tentar novamente marcar no contra-ataque. O time de Mano Menezes foi para cima e foi premiado com um gol aos 47 minutos, no último lance da partida. Defederico bateu escanteio, e Paulo André subiu para e empatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES