Times do RJ têm 21% de chance de terminar rodada na liderança

O número pode parecer baixo, mas ganha força na análise do rendimento recente dos cariocas

Ronaldinho, estrela do Flamengo na briga pelo título brasileiro | Ivo Gonzalez
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a queda de rendimento de Corinthians e Flamengo, a briga pelo título brasileiro ganhou novos integrantes ? São Paulo, Vasco e Botafogo ? na virada do primeiro turno. E o começo do returno promove também a volta da matemática aos holofotes. Mas com uma diferença em 2011: habituado a calcular risco de rebaixamento para os clubes cariocas em anos recentes, Tristão Garcia tem, agora, números positivos: há 21% de chances de uma equipe do Rio acabar a rodada de hoje na ponta.

O número pode parecer baixo, mas ganha força na análise do rendimento recente dos cariocas. O líder Corinthians conta com 73% de chances de seguir na ponta, mas só ganhou dois dos últimos nove jogos. Já o Botafogo (1% de chance hoje) está em franca ascensão, e o Vasco (3%) mantém a maior regularidade do campeonato. Vice-líder, o Flamengo está com 17%; o São Paulo, 6%.

? A mais significativa das quedas é do Corinthians, que saiu de uma média de campeão para uma média de rebaixamento. A reação mais evidente é a do Botafogo ? disse o matemático, antes de completar: ? O São Paulo queimou a gordura conquistada no início. O Vasco está há 12 partidas jogando com números de campeão.

Tristão também analisa o vacilo do Flamengo nas últimas rodadas:

? O Flamengo não aproveitou a queda do Corinthians ? afirma.

O desempenho dos cariocas em 2011 é, com folgas, o melhor do estado desde o começo dos pontos corridos, em 2003. Esta é a primeira edição em que o Rio de Janeiro domina as vagas na zona de classificação para a Libertadores no final do primeiro turno ? o Vasco, como campeão da Copa do Brasil, já até está garantido.

Em 2007, o clube de São Januário e o Botafogo chegaram à metade da competição no G-4, mas não jogaram a Libertadores em 2008. E só o Fluminense, nos últimos oito anos, conseguiu manter-se entre os classificados tanto na virada de turno quanto no final da temporada.

Histórico favorece o Timão

Apesar do equilíbrio na disputa pelas primeiras posições da tabela, o histórico da era dos pontos corridos apresenta um ponto favorável ao Corinthians: desde 2003, só em 2009 e 2008 o primeiro colocado na virada para o returno não saiu, no final, com o título brasileiro.

Curiosamente, foram dois rivais os únicos a perderem o troféu na parte final do calendário: em 2009, o Internacional, líder do turno, acabou como vice-campeão, e o Flamengo, em arrancada histórica, levou a taça. Em 2008, o Grêmio também ganhou o turno e acabou vice, atrás do São Paulo.

No que é relativo às vagas para a Libertadores, a lógica é a mesma da briga pelo título. Desde 2003, só em 2007 menos da metade dos clubes que ficaram no G-4 (G-5, quando o campeão da Copa do Brasil fica entre os quatro) ao final do primeiro turno estava fora da zona de classificação no fim. E justamente porque Vasco e Botafogo perderam fôlego no campeonato.

Já em 2006 e 2008, 100% de aproveitamento: todos os clubes que estavam na ponta da tabela na metade do Brasileiro mantiveram-se nas primeiras posições após as 38 rodadas. Um alento para Flamengo, Corinthians, São Paulo e Botafogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES