Título do Campeonato Brasileiro tem 90% de chances de ficar com São Paulo ou Flamengo

O Flamengo diminuiu o favoritismo do São Paulo, pois 50% é o limite

Avalie a matéria:
Fla e Tricolor na disputa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, os números mostram que a disputa do título ficou restrita a São Paulo e Flamengo. O Tricolor Paulista tem 50% de possibilidade de ser campeão contra 40% dos rubro-negros de acordo com o matemático Tristão Garcia. A chance de o vencedor ser conhecido apenas na última rodada não mudou muito, ficando em 82%, uma queda quase irrisória, já que há uma semana o percentual estava em 83%.

- O Flamengo diminuiu o favoritismo do São Paulo, pois 50% é o limite. O time rubro-negro fez a diferença ao vencer dois jogos fora. Agora, cabe aos tricolores fazerem o mesmo para diminuir a pressão. Em um campeonato de líderes fracos, a equipe carioca tem uma boa chance de quebrar essa hegemonia paulista - analisou Tristão Garcia.

O Palmeiras depende de um milagre para mudar esse panorama. As suas chances caíram de 24% na última rodada para apenas 7% por causa do empate em casa diante do Sport. O Verdão fica em desvantagem para o Fla por ter apenas mais um jogo no Palestra contra dois dos adversários no Maracanã.

Em relação ao São Paulo, o caminho teoricamente mais difícil da equipe alviverde é o grande problema. Os dois jogam fora contra o Botafogo. Tudo igual até aí. Mas o adversário em casa do Palmeiras é o Atlético-MG, na luta por uma vaga na Libertadores, enquanto o dos tricolores, mesmo tendo que jogar a 100km da capital paulista, é o Sport, já rebaixado à Série B. Fora de casa, alviverdes pegam o Grêmio, invicto em seus domínios, e são-paulinos encaram o Goiás, um time sem maiores objetivos na competição.

Para se confirmar a vaga à Libertadores da América, uma equipe precisa de 63 pontos, o que deixa o São Paulo (99%) a um empate e o Flamengo (98%) a uma vitória do objetivo. Com dois times praticamente garantidos, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro lutam pelas duas vagas restantes com uma chance mínima ainda para o Avaí.

O Verdão, que ficou para trás na luta pelo título, continua dependendo dos próprios esforços para assegurar o seu lugar na competição continental. Quatro pontos seriam o suficiente para que a equipe terminasse no G-4.

- A grande vantagem do Palmeiras, além da pontuação, é que seus dois principais perseguidores, Inter e Atlético, se enfrentam, e o time alviverde ainda recebe o Galo - comentou o matemático.

A rodada do fim de semana deixou Náutico e Santo André com um pé na Série B, com chances de 99% e 97% de serem rebaixados, algo praticamente irreversível a essa altura do campeonato. A última desagradável vaga no Z-4 está entre dois cariocas, Botafogo e Fluminense, e dois paranaenses, Coritiba e Atlético-PR, que têm ampla vantagem, por enquanto. A chance de cair um time do Rio está em 92% contra 7% das equipes do Sul.

A chance desta disputa pela permanência na elite ser decidida na 38ª e última rodada subiu de 77% para 81% graças a mais uma vitória do Tricolor carioca. O número mágico para se livrar da degola ainda é 46 pontos, mas, com 45, atual pontuação do Santos, há 89% de possibilidade de seguir na Série A. Já com os 44 pontos de Vitória e Coxa, há chance de 71% de seguir na Primeira Divisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES