Torcedoras do Timão lançam campanha pelo fim do machismo no futebol

A mulher tem que poder fazer o que quiser sem ser constrangida

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei Maria da Penha, que pune com rigor crimes domésticos de violência contra a mulher, completou 10 anos no último dia 7 de agosto. Em comemoração a essa importante conquista, o Corinthians lançou em parceria com a prefeitura de São Paulo e o Instituto Maria da Penha a campanha “Tire o Machismo de Campo”. Para tal, quatro torcedoras foram convidadas para dividir em um vídeo relatos de machismo sofridos, sensações e desejos sobre a presença da mulher em qualquer ambiente de futebol.

O vídeo é um convite à tolerância nos campos e nos estádios, convidando todos, homens e mulheres – e torcedores de qualquer clube, é claro – a se posicionarem contra a violência, o abuso, as ameaças.

A mulher, afinal, tem que poder fazer o que quiser sem ser constrangida – e mesmo que um canto ou um comentário de cunho machista possa ter a intenção de uma brincadeira, é preciso compreender que em um contexto que coloca em risco de fato a vida das mulheres, como o do machismo, a brincadeira se torna uma séria ameaça.

A própria Maria da Penha Fernandes, vítima emblemática da violência contra a mulher no Brasil e homenageada com o nome da lei, participa do vídeo. Por duas vezes Maria da Penha sofreu tentativa de assassinato pelas mãos do então seu marido, e acabou paraplégica por conta das agressões. Ela explica que a lei não surgiu para punir os homens, mas somente o homem agressor, “que não sabe tratar sua mulher como pessoa humana”.

A sugestão de que o futebol ou qualquer outro ambiente não são “para mulher” é abjeta e expõe desigualdade e exclusão. Todos devem poder fazer o que quiser e frequentar o ambiente que desejarem, sem serem ameaçados, coagidos ou constrangidos. Quando as mulheres frequentam o estádio e trabalham em campo, não só o futebol mas o mundo melhora – que a seleção feminina nos inspire a aprender de vez que futebol é sim pra mulher.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES