Decepções em casa deixam o Fla “100% ligado” para jogo no Maraca

Tropeços com cenário favorável diante do torcedor foram determinantes para eliminações no torneio em 2008, 2010 e 2012. “Vai servir de lição”, afirma

Flamengo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um cenário favorável, mas longe de ser tranquilizante para o Flamengo decidir o futuro na Libertadores. Precisando de uma vitória simples sobre o León, do México, nesta quarta-feira, às 19h45m (de Brasília), para avançar às oitavas de final, o time terá um Maracanã lotado ao seu lado. Todos os 52.474 ingressos disponibilizados para os rubro-negros foram vendidos antecipadamente. O apoio está garantido. Mas o retrospecto nesse tipo de atmosfera nem sempre é sinônimo de sucesso. Nas três últimas vezes em que participou da disputa, derrotas no Rio de Janeiro foram determinantes para eliminações traumáticas.

A primeira e mais famosa delas aconteceu no dia 7 de maio de 2008. Campeão carioca dias antes, o Flamengo preparou uma festa de despedida para Joel Santana - que seguia para a África do Sul -, mas nada deu certo. Em uma noite que começou com atraso na chegada ao estádio, os rubro-negros perderam por 3 a 0 - depois de terem vencido por 4 a 2 no México - e foram eliminados nas oitavas de final em partida memorável do gordinho Salvador Cabañas. Coadjuvante e vilão do Rubro-Negro na partida, o zagueiro Leonardo ainda sofre com derrota para América-MEX.

Dois anos depois, o adeus não aconteceu dentro de casa. Mas se deu graças a um novo tropeço diante do torcedor. Com Adriano e Vágner Love no time, o Flamengo até venceu a Universidad de Chile em Santiago, por 2 a 1, no jogo de volta das quartas de final. Porém, a derrota por 3 a 2 uma semana antes, no Maracanã, pesou a favor da La U. Era o ato final da geração que garantiu o título brasileiro do ano anterior.

Por fim, em 2012, mudou o palco, mudou o estádio, e repetiu-se a história. A queda na primeira fase do time que tinha Ronaldinho Gaúcho se tornou emblemática por conta da vitória do Emelec sobre o Olimpia, no Paraguai, com um gol nos acréscimos que colocou um ponto final na festa que jogadores faziam no Engenhão após o placar de 3 a 0 sobre o Lanús. O resultado determinante para a eliminação, por sua vez, tinha acontecido rodadas antes, quando empatou com os paraguaios por 3 a 3 após abrir vantagem de 3 a 0, no Engenhão.

Léo Moura e Paulinho acreditam em final feliz

Nesta quarta-feira, o Flamengo entra em campo com apenas um personagem em comum em todas essas tragédias: Léo Moura. Desta vez, o experiente lateral-direito crê num final diferente e dá a receita para o sucesso.

- Aqui no Flamengo, quando não dá no futebol, tem que ser no amor e na raça. Assim que vai ser no Maracanã. Vamos buscar a chance de chegar a essa final - disse o capitão do time.

A mudança radical de elenco, comissão técnica e até diretoria, no entanto, não faz com que os erros do passado sejam esquecidos. Pelo contrário. Destaque das últimas partidas, Paulinho tira lições destes episódios e cobra um time mais atento para evitar um novo vacilo fatal como mandante.

- O histórico vai nos ajudar. Não podemos cometer os mesmos erros do passado. Vai servir de lição. Temos que entrar com força máxima, o mais ligado possível. Vai ser um jogo decidido em detalhes. Quem errar menos, vai sair com a vitória. Na minha cabeça, o time está confiante para uma decisão com força total, ligado 100%. Tomara que possamos ser abençoados e nos classificar - disse o jogador.

Júnior alerta: "Paciência sem marasmo, entusiasmo sem euforia"

Campeão da Libertadores em 1981, Júnior analisa a pressão na qual a equipe entrará em campo na noite desta quarta. Apesar de o torcedor naturalmente cobrar um Flamengo avassalador, o ex-lateral deixou claro que é preciso agir com cautela, mas, ao mesmo tempo, se impor.

- O time precisa jogar com inteligência, ter paciência sem marasmo, entusiasmo sem euforia. Principalmente, saber que terá 90 minutos para ganhar de 1 a 0, lembrando que o adversário tem qualidades. Não pode se deixar levar pela empolgação da torcida, que estará querendo ajudar desde o primeiro segundo. Eles têm que ir junto com o ritmo do time - analisou Júnior.

O comentarista da Rede Globo destacou a importância do trabalho da comissão técnica para evitar que a possibilidade de mais uma eliminação precoce na Libertadores mexa com o psicológico dos jogadores. Para ele, uma queda não pode ser vista como vexame. Por outro lado, a vaga tornará o Flamengo mais forte para o mata-mata.

- Quando se cria expectativa em relação à Libertadores, qualquer eliminação tem consequência. Não acredito que possa ter uma conotação de tragédia, além do fato de a comissão técnica estar fazendo um trabalho para que a ansiedade não passe da normalidade. Por outro lado, sem dúvida, pelas circunstâncias que essa classificação pode acontecer, será um aditivo muito forte para o final do campeonato - disse.

Na terceira posição do Grupo 7, com sete pontos conquistados, o Rubro-Negro precisa apenas vencer o León, em casa, para avançar às oitavas de final da Libertadores. A partida começa a partir das 19h45m (de Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES