Troféu Brasil de Atletismo começa nesta quinta, dia 10

Troféu Brasil de Atletismo é oportunidade de índices olímpicos para atletas brasileiros

Atletismo | Wagner Silva/CBAt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Wagner Silva/CBAt

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo, considerada a principal competição interclubes da América Latina, reunirá 770 participantes, de 130 equipes, representando 23 Estados e o Distrito Federal, e será realizado de quinta-feira (10/12) a domingo (13/12), no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. O Grande Prêmio Brasil de Atletismo foi disputado no domingo (6/12). 

No ano em que comemora 75 anos, o Troféu Brasil, que tradicionalmente marca a disputa entre clubes pelo título nacional, será mais uma oportunidade para os brasileiros tentarem os índices olímpicos para os Jogos de Tóquio-2021. A corrida pelas marcas mínimas exigidas pela World Athletics recomeçou no dia 1 de dezembro.

O paulista Altobeli Santos da Silva (Pinheiros) e a paranaense Tatiane Raquel da Silva (IPEC) estão entre os atletas que sonham com a qualificação para a Olimpíada. Os dois participaram do GP Brasil, disputado no Centro Olímpico, e ratificaram seus objetivos.

“Fiz minha primeira competição nos 3.000 m com obstáculos e tentei fazer o melhor”, comentou Altobeli, que ficou em segundo lugar, com 8:32.71 (o vencedor foi o queniano Geofrrey Kipkemboi, com 8:27.58). “Meu grande objetivo é correr a prova em menos de 8:22.00”, lembrou o campeão pan-americano em Lima-2019 e nono colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, em referência a marca exigida.

“Tivemos um ano diferente, por causa da pandemia, que alterou todos os nossos planos. Fiz um ótimo treinamento na Missão Europa, parceria da CBAt e do COB, em Portugal e continuo focada no índice”, disse Tatiane, que venceu os 3.000 m com obstáculos no GP Brasil, com 10:05.03, numa prova lenta, que contou com a participação de duas quenianas: Roseline Chepngetich e Mercy Chepkurui, que ficaram em segundo e terceiro lugares, com 10:09.21 e 10:28.46. “Se elas tivessem saído mais forte teria conseguido um tempo melhor. Então deixei para garantir a vitória só na última volta”, contou a campeã sul-americana em Lima-2019, que precisa atingir o índice de 9:30.00.

As provas dos 3.000 m com obstáculos do Troféu Brasil estão marcadas para a tarde de sexta-feira (11/12). A final feminina será às 16:45 e a final por tempo no masculino ocorrerá a partir das 17 horas.

Protocolos e transmissão 

O Troféu Brasil seguirá todos os protocolos necessários ao combate à transmissão da COVID-19. Por isso, só terão acesso ao estádio pessoas credenciadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, organizadora da competição. Será exigido o uso de máscaras, com exceção nas provas, e será disponibilizado álcool em gel e o cuidado com o distanciamento entre os participantes. Todos terão a medicação corporal aferida na entrada da instalação esportiva da Prefeitura de São Paulo.

A competição não será aberta ao público. Os fãs do atletismo poderão acompanhar as disputas ao vivo de duas maneiras: pelo canal a cabo BandSports, que normalmente exibe competições da Liga Diamante e vai transmitir dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ou pela internet, na plataforma streaming do Canal Atletismo da TVNSports neste link, de forma gratuita.

No ano passado, em Bragança Paulista (SP), o Pinheiros manteve o favoritismo e conquistou o quarto título seguido do Troféu Brasil. O clube paulistano somou 550,5 pontos na classificação geral. O Pinheiros ganhou ainda na categoria masculina, com 334,5 pontos, e na feminina, com 216.

A Orcampi (SP) ficou em segundo lugar no masculino (142 pontos), no feminino (177) e no geral (319 pontos). IEMA (SP) terminou em terceiro lugar no geral, com 129,5, seguido do Memorial (SP), com 94, e da UCA (SC), com 84 pontos. Dos 117 clubes participantes, 80 marcaram pontos. (Fonte: CBAT)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES