Troféu de Kaká em igreja provoca polêmica

Kaká é o representante mais conhecido da Igreja Renascer

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Exposta ao entra e sai de fi?is na Igreja Renascer localizada no bairro do Cambuci, zona central de S?o Paulo, desde o dia 1? de fevereiro de 2008, a ta?a de melhor do mundo em 2007 entregue pela Fifa ao meia-atacante Kak?, do Milan, tamb?m pode ser admirada por f?s, mas o ato de devo??o resultou em cr?ticas ao meia.

Enquanto fi?is da Renascer elogiam a iniciativa do craque, defensores de uma sociedade laica e representantes de outras igrejas questionam a exposi??o da ta?a com a seguinte fase escrita: "ao meu Deus entrego com alegria porque Ele ? o motivo de cada conquista".

"A curiosidade ? grande. As pessoas entram, alguns tiram fotos. A gente v? a admira??o deles. A entrada fica livre, a gente deixa o povo matar a vontade", disse uma pastora da igreja, que n?o quis se identificar.

Com m?quina fotogr?fica, Marcelo Lima, 49, representante comercial, estava radiante. "Isso ? lindo, ? sensacional. N?o sou da igreja (Renascer), mas essa homenagem ? justa", afirmou.

Kak? ? o representante mais conhecido da Igreja Renascer, cujos fundadores, o ap?stolo Estevam Hernandes e a bispa Sonia, foram condenados nos Estados Unidos por entrar no pa?s com cerca de US$ 56 mil (cerca de R$ 95,8 mil) n?o declarados no ano passado.

"O que chocou a opini?o p?blica n?o foi o fato em si. ? que a doa??o do Kak? aconteceu num momento em que a Igreja Renascer est? no olho do furac?o", disse o secret?rio-adjunto do Conselho Nacional de Igrejas Crist?s do Brasil (Conic), padre Gabriele Cipriani.

H? ainda quem defenda a neutralidade do futebol. "Sou contra porque o futebol tem que ser algo independente de pol?tica, de religi?o, de ra?a. Ele deve unir povos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos partir da premissa de que ele est? no direito dele, ele ? o dono da ta?a", declarou o advogado Gustavo D"Acol Cardoso, 34, que torce pelo S?o Paulo, time que revelou Kak?.

Segundo relatos de testemunhas, Kak? freq?enta a Igreja Renascer desde crian?a e estuda para ser pastor. No "Culto da Virada", durante a passagem do ano, ele anunciou a doa??o do trof?u.

"Essa ? a conquista de um povo apost?lico e o trof?u vai ficar aqui, na Casa do Senhor", declarou Kak? diante de uma igreja lotada, com cerca de 5 mil fi?is.

Kak? estava acompanhado de sua mulher, Caroline Celico, que tamb?m se dirigiu ao p?blico. "Estou gr?vida do nen? que saiu da palavra prof?tica do ap?stolo Estevam", disse ela no culto.

Al?m de doar o trof?u, Kak? faz outras demonstra?es p?blicas de f?, como comemorar t?tulos vestindo uma camiseta com a frase "I Belong to Jesus" (eu perten?o a Jesus).

"H? uma manifesta??o bastante ostensiva (nos campos de futebol) que a gente n?o via nos ?ltimos anos. O mundo moderno ? um mundo em que a religi?o, para aparecer, tem que fazer quase que uma esp?cie de marketing", disse o padre Gabriele.

Procurado para falar sobre seu envolvimento com a igreja, Kak? afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que n?o comentaria o assunto.

O pastor Walter da Silva Filho, presidente do Conselho Federal de Te?logos, defende os atos de Kak?. "Eu vejo como uma quest?o de f?. Penso que o fato (doa??o) fortalece a f? daqueles que participam daquela denomina??o. Acho interessante ter personalidades que processam a f?. Isso ? positivo para a sociedade, porque voc? precisa de refer?ncia", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES