Ucraniana recusa cumprimentar russa em torneio de esgrima e sofre punição

A russa não aceitou a atitude da esgrimista ucraniana e permaneceu sentada em uma cadeira no meio da pista por 50 minutos.

Ucraniana recusa cumprimentar russa em torneio de esgrima e sofre punição | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início da Guerra na Ucrânia, em 2022, os atletas ucranianos da esgrima evitavam competir contra os russos. No entanto, nesta quinta-feira (27), a medalhista olímpica Olga Kharlan quebrou essa extensa trégua e competiu pela primeira vez contra uma adversária do país vizinho.

No Mundial em Milão, na Itália, a esgrimista Olga Kharlan conquistou uma vitória por 15 a 7 sobre Anna Smirnova, mas optou por não apertar a mão da competidora russa ao final do duelo, o que resultou em sua desclassificação. A tenista ucraniana Elina Svitolina expressou seu apoio ao gesto de sua compatriota nas redes sociais.

Após a postura de Olga Kharlan, Anna Smirnova não aceitou a atitude da esgrimista ucraniana e permaneceu sentada em uma cadeira no meio da pista por 50 minutos, aguardando uma punição à adversária. O torneio tomou a decisão de aplicar um cartão preto a Olga, o que resultou na classificação automática da búlgara Yoana Ilieva para as oitavas de final.

A Federação Internacional de Esgrima (FIE), cuja presidência é de responsabilidade do russo Alisher Usmanov, não emitiu nenhum comunicado a respeito da desclassificação. É importante ressaltar que a decisão de não apertar as mãos após os jogos não se limita apenas à esgrima, sendo observada em outras modalidades esportivas também.

A tenista ucraniana Elina Svitolina tem se manifestado repetidamente, recusando-se a cumprimentar adversárias da Rússia e da Bielorrússia em competições internacionais de tênis. Ela expressou em suas redes sociais o seu apoio ao gesto da compatriota e enfatizou a importância do respeito às organizações internacionais do esporte.

“Nós não vamos apertar as mãos de atletas russos e bielorrussos. Esse é o nosso posicionamento. Peço que as organizações internacionais dos esportes e as federações respeitam a nossa decisão. Todo nosso amor e respeito vai para Olga Kharlan”, declarou a competidora nas redes sociais.

meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES