UFC 159: Jon Jones busca recorde em combate polêmico com Sonnen

Peso-meio-pesado tenta igualar marca de Tito Ortiz e encerrar saga de oito meses com falastrão. Vinny Magalhães enfrenta Phil Davis no card principal

Avalie a matéria:
Jon Jones e Chael Sonnen se encaram na pesagem do UFC 159 | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado um dos dois melhores lutadores peso-por-peso do mundo, o americano Jon Jones busca igualar uma marca histórica ao encarar o compatriota Chael Sonnen neste sábado, no evento principal do UFC 159, em Newark, EUA. Caso vença, "Bones" terá cinco defesas de cinturão bem-sucedidas consecutivas no peso-meio-pesado, maior sequência na história da divisão, conquistada originalmente por Tito Ortiz entre 2000 e 2002. Quatro dessas vitórias foram contra ex-campeões da categoria; Sonnen é o primeiro desafiante de Jones que nunca conquistou o cinturão do UFC, e o confronto causou polêmica desde o final de agosto do ano passado, quando foi ventilado pela primeira vez.

O improvável casamento de luta entre Jones, dominante campeão dos pesos-meio-pesados, e Sonnen, recém-saído de uma derrota para Anderson Silva na disputa de cinturão da categoria de baixo, o peso-médio, surgiu originalmente como solução de última hora para o UFC 151, evento de 1º de setembro de 2012. Dan Henderson, ex-campeão do Pride e do Strikeforce e companheiro de equipe de Sonnen, seria o adversário de Jones na luta principal, mas sofreu uma lesão no joelho cerca de uma semana e meia antes do torneio. Com pouquíssimo tempo para procurar um substituto, o Ultimate recorreu a Sonnen, que havia recentemente anunciado seu retorno ao peso-meio-pesado e vinha trocando farpas com Bones pela imprensa. O campeão, todavia, não aceitou a troca, alegando que teria pouco tempo de preparação para o novo oponente.

A negativa de Jones resultou no cancelamento do UFC 151 e numa enxurrada de críticas à sua postura, por parte dos fãs, da imprensa e da própria organização, que jogou toda a culpa do ocorrido em seus ombros. Sonnen, conhecido por sua língua afiada e pelo seu senso de marketing, aproveitou e chamou o rival de covarde de todas as maneiras possíveis. Após derrotar Vitor Belfort no UFC 152, em setembro, Jones acabou aceitando enfrentar o "falastrão" para silenciar as críticas e provar que não estava tentando evitar o desafeto. Como bônus, os dois foram protagonistas do reality show The Ultimate Fighter, como treinadores de duas equipes de pesos-médios.

O programa foi aclamado pela crítica e pelos fãs, mas a luta entre os dois continuou recebendo críticas. Os fãs reclamam que Sonnen, com duas derrotas em disputas de cinturão no UFC e um retrospecto de apenas uma vitória e duas derrotas como peso-meio-pesado na organização, não merecia a disputa de cinturão contra Jones. Já este ainda é mal visto pelos fãs por não ter aceitado o confronto na primeira ocasião e causado o cancelamento do UFC 151; na pesagem de sexta-feira, foi vaiado pela torcida presente ao Prudential Center, em Newark.

- Não me surpreendeu nem um pouco, mas não estava focado nisso. Meus olhos estão voltados para essa luta. Vaias, aplausos, não importa, vi muita gente de pé, e isso que importa - disse Jon Jones em entrevista à TV americana, após a pesagem.

Card cheio de rivalidades

O UFC 159 tem um card principal recheado de rixas pessoais. O coevento principal coloca frente a frente os pesos-médios Michael Bisping e Alan Belcher, eternos candidatos a uma disputa de cinturão e antigos rivais. Há anos, o britânico Bisping e o americano Belcher trocam farpas pela imprensa, e, neste sábado, enfim resolverão suas diferenças dentro do octógono. Os pesos-leves Jim Miller e Pat Healy, que abrem o card principal, também nutrem uma rivalidade e terão a oportunidade de se enfrentar num combate cercado por expectativas.

O brasileiro Vinny Magalhães também estará em ação num confronto cheio de provocações com o americano Phil Davis. O lutador carioca, campeão mundial de jiu-jítsu e do ADCC (prestigioso campeonato de luta agarrada), se ofereceu para encarar Davis quando a luta do americano contra Forrest Griffin, seu companheiro de equipe, caiu devido a uma lesão sofrida por Griffin. A partir daí, Vinny passou a trocar cutucões com o "Sr. Maravilhoso" através do Twitter, insistindo para que ele aceitasse o combate, o que acabou se materializando. Davis, porém, terá mais do que apenas Vinny na cabeça, após ser acusado pela ex-mulher de violência doméstica.

UFC 159

27 de abril de 2013, em Newark (EUA)

CARD PRINCIPAL

Jon Jones x Chael Sonnen

Michael Bisping x Alan Belcher

Roy Nelson x Cheick Kongo

Phil Davis x Vinny Magalhães

Jim Miller x Pat Healy

CARD PRELIMINAR

Rustam Khabilov x Yancy Medeiros

Gian Villante x Ovince St. Preux

Sara McMann x Sheila Gaff

Bryan Caraway x Johnny Bedford

Leonard Garcia x Cody McKenzie

Nick Catone x James Head

Steven Siler x Kurt Holobaugh



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES