Um mês após tragédia que matou 74 mortos, Campeonato Egípcio é cancelado

Sem atividade oficial até a metade do ano, 18 times da liga disputarão um torneio amistoso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Egípcia de Futebol anunciou neste sábado o cancelamento da temporada 2011/2012, em virtude da tragédia ocorrida no mês passado, quando 74 torcedores acabaram mortos após confronto envolvendo torcedores do Al-Masry e do Al-Ahly. Segundo o porta-voz da entidade, Azmy Megahed, não há tempo suficiente para adequar os jogos ao calendário da seleção, que treinará para os Jogos Olímpicos de Londres e a Copa da África de 2013.

Sem atividade oficial até a metade do ano, 18 times da liga disputarão um torneio amistoso a fim de arrecadar dinheiro para as famílias dos mortos na tragédia. A competição já foi nomeada como a Copa dos Mártires e será realizada entre 29 de março e 18 de maio. O único clube que não participará da disputa é justamente o Al-Masry, time dono do palco onde ocorreu a tragédia que marcou o ano do futebol egípcio.

Com o anúncio da associação de futebol deste sábado, o Campeonato Egípcio é cancelado pela quinta vez na história, todas por motivos extra-campo. Nos anos de 1954/55, 1970/71, 1973/74 e 1989/90, as equipes também não disputaram toda a temporada.

Relembre o caso

Em 1º de fevereiro deste ano, brigas entre torcedores do Al-Masri e Al-Ahly deixaram 74 mortos e centenas de feridos, depois de partida disputada na cidade de Port-Said, e válida pela 17ª rodada do Campeonato Egípcio, temporada 2011/2012.

Os confrontos começaram logo após o apito final, quando o Al-Ahly, um dos principais clubes do país, perdeu por 3 a 1 para o rival Al-Masri, sofrendo a primeira derrota da temporada.

Torcedores do Al-Masri atiraram pedras, garrafas de vidro e foguetes no setor reservado aos fãs do Al-Ahly; alguns ainda estavam armados com facas. As autoridades egípcias também relataram um incêndio em outra arena de futebol, o estádio Nacional de Cairo. O fogo foi controlado, mas a partida entre o Zamalek e o Ismaily foi cancelada.

Os policiais que faziam a segurança no local têm se mantido pouco "funcionais" desde o ano passado, quando os protestos oriundos da Primavera Árabe tiraram o ditador Hosni Mubarak do poder.

Este foi o pior incidente no futebol de toda a história do Egito. Todos os demais jogos da liga egípcia foram cancelados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES