Terço dos times da Libertadores não poderia a jogar final em casa

A versão do regulamento de 2014 ainda não foi divulgada.

Avalie a matéria:
Independência, casa do Atlético-MG, não recebeu final torneio deste ano | reprodução/internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caso seja mantido o regulamento deste ano da Copa Libertadores para a edição de 2014, mais de um terço dos clubes já classificados para o torneio não poderá jogar em casa se chegar à final. Em 2013, assim como aconteceu em anos anteriores, a Conmebol barrou estádios com capacidade menor de 40 mil pessoas de receber as duas partidas que decidiram o título. A versão do regulamento de 2014 ainda não foi divulgada.

Treze das 32 equipes já classificadas mandam seus jogos em estádios que não atingem o mínimo exigido. Dos cinco brasileiros classificados, apenas o Atlético-MG sofreria com a limitação, repetindo o que aconteceu neste ano.

Os mineiros jogaram todas as partidas do torneio no estádio Independência, mas ganharam o título no Mineirão, após vitória contra o Olímpia do Paraguai. A diretoria do Atlético-MG tentou na época conseguir liberação da Conmebol para jogar na sua nova casa, mas não obteve sucesso.

No artigo 9.4 do regulamento da Copa Libertadores de 2013, a Conmebol deixa claro o veto.

"Cada associação nacional deverá certificar a capacidade dos estádios indicados para a realização dos jogos. Os estádios deverão ter capacidade mínima de 10 mil espectadores na primeira fase, 20 mil nas semifinais e 40 mil nas finais", diz o documento.

Dois clubes classificados para o torneio do próximo ano não poderiam, se o regulamento for mantido, mandar nenhuma partida em seus estádios. Casos do Guarany e do Nacional, ambos do Paraguai. Os estádios das duas equipes têm capacidade para pouco mais de 8 mil torcedores.

Entre os argentinos, apenas um dos já classificados não teria como jogar uma final em casa. É o Arsenal de Sarandi. O estádio Julio Humberto Grondona recebe público de, no máximo, 18 mil pessoas.

Seis times que disputarão a Libertadores ainda não foram definidos. São duas equipes da Argentina (Lanús ou River Plate), duas do Peru, uma da Bolívia e uma do Chile.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES