Umidade e temperatura altas são prejudiciais para exercícios físicos

Umidade e temperatura altas são prejudiciais para exercícios físicos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Corredores de elite têm o cuidado de observar a temperatura e a umidade do local no dia da prova. De uma maneira geral, algo em torno dos 14 graus com uma UR na casa dos 50% se torna um palco interessante para quebra de recordes. Por outro lado, uma temperatura perto dos 30 graus com UR de 70% já pode fazer com que esses mesmos atletas tenham uma queda de desempenho de 10, às vezes 20%.

 Quando você corre, a temperatura do seu corpo sobe naturalmente, e o organismo produz gotas de suor para levar o calor gerado pela atividade para a superfície da pele, e lá elas evaporam (e elas precisam evaporar para que o processo seja completado). Entretanto, em uma situação de UR elevada, esse processo de evaporação é prejudicado, por isso você tem aquela sensação de que está encharcado de suor. Logo, mais calor permanece em você, e isso pode atrapalhar a sua performance se você não ajustar o seu esforço durante a corrida.
 

Talvez os iniciantes estejam mais vulneráveis a essa condição de estresse térmico, pela pouca experiência mesmo. Os mais experientes já erraram a dosagem do ritmo nessas situações e agora já entenderam que a melhor saída é reduzir a intensidade mesmo. Vale lembrar que quanto maior for a massa corporal do corredor, mais calor o seu corpo gera. E, com o passar dos anos, seu corpo tende a se tornar menos adaptável ao calor.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES