De novo? Romarinho tenta manter sina contra o rival Palmeiras; veja

Carrasco alviverde, atacante deve entrar durante o clássico deste domingo. Estatísticas contra o arquirrival o transformaram em xodó da Fiel

Avalie a matéria:
Romarinho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Romário Ricardo da Silva, ou simplesmente Romarinho, foi anunciado como reforço do Corinthians no fim de maio de 2012. Contratado do Bragantino, o atacante teve a estreia dos sonhos para qualquer jogador do Timão: marcou os dois gols da vitória de virada por 2 a 1 sobre o arquirrival Palmeiras e caiu nas graças da Fiel em questão de minutos.

Reserva no clássico deste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Timão, o atleta deve ganhar uma chance no segundo tempo para manter a alta média de gols no Dérbi: até agora, ele marcou cinco vezes em quatro partidas.

O primeiro semestre de 2014 foi de recuperação para Romarinho. Após ser alvo de críticas da torcida pela temporada apagada e pela vida noturna agitada no ano anterior, o jogador recuperou a vaga entre os titulares e teve bons momentos no Campeonato Paulista. Chegou à pausa para a Copa do Mundo como titular. Porém, a concorrência no setor ofensivo aumentou: contra o Palmeiras, Ángel Romero será titular ao lado de Paolo Guerrero.

Ciente de que o fator psicológico é importante em jogos como esse, o técnico Mano Menezes já deixou claro que levará em conta o histórico de Romarinho no momento de fazer substituições no clássico. Além da estreia, com dois gols, ele marcou na partida seguinte (vitória do Corinthians por 2 a 0, no segundo turno do Brasileirão de 2012), salvou o Timão da derrota no empate por 2 a 2 pelo Paulistão de 2013 e abriu o placar no 1 a 1 do estadual deste ano. As atuações de Romarinho contra o Palmeiras coincidem com um período da vantagem do Corinthians no retrospecto recente do Dérbi: nos últimos 10 jogos, o Timão venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas um. Em 2011, os alvinegros eliminaram os arquirrivais na semifinal do Paulistão e conquistaram o Campeonato Brasileiro após empate sem gols com o Verdão na última rodada.

Apesar da estatística impressionante, com mais gols do que jogos contra o Palmeiras, Romarinho ainda não está próximo dos maiores artilheiros do clássico. Até hoje, o grande goleador é Cláudio, que passou pelos dois clubes, com 21 gols. Ele é seguido por Baltazar (20 gols), Luizinho (19 gols) e Teleco (15 gols), todos do Corinthians. O primeiro unicamente alviverde a aparecer na lista é Heitor, um dos primeiros ídolos do Palestra Itália, com 14 gols.

Há duas contagens do retrospecto histórico do Dérbi, e o Verdão está à frente do arquirrival em ambas. Em uma, são contabilizados 344 jogos, com 121 vitórias do Palmeiras, 104 empates e 119 vitórias do Corinthians. Em outra, a conta chega a 352 partidas, com 125 vitórias do Palmeiras, 107 empates e 120 vitórias do Timão. A diferença de oito clássicos se dá pelo extinto Torneio Início e da Taça Henrique Mundel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES