Vasco vence o Bahia e assume a liderança

O time carioca não vencia um jogo em Salvador há 20 anos, ou 14 confrontos

Vasco voltou à liderança | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Vasco derrotou o Bahia por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Pituaçu, em Salvador, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro da Série A, graças também ao empate do Corinthians contra o Inter, no Beira-Rio. De quebra, a equipe cruzmaltina ainda quebrou três tabus históricos envolvendo o rival baiano e ganhou ânimo extra na briga pelo título nacional.

O time carioca não vencia um jogo em Salvador há 20 anos, ou 14 confrontos - o último triunfo havia sido contra o Vitória, em 1991. Além disso, o Vasco não derrotava o Bahia pela Série A desde o ano 2000 - de lá para cá, foram cinco encontros, com três reveses e dois empates.

Para completar, a equipe do Rio também encerrou o jejum dos cariocas contra o rival tricolor de Salvador na Série A de 2011. Até então, haviam sido sete duelos, com três vitórias para os baianos (duas contra o Fluminense e uma contra o Flamengo) e quatro empates (dois com o Botafogo, um contra o Flamengo e um contra o Vasco).

Na partida deste domingo, o Bahia começou embalado pela torcida local, que lotou o Estádio Pituaçu. Por isso, foi para cima do Vasco e, logo aos 9min, carimbou o travessão de Fernando Prass, em chute violento de Fabinho da intermediária. Incendiado pelos torcedores, o clube baiano dominava as ações, mas pecava pela inferioridade técnica.

O time cruzmaltino reagiu e, com Diego Souza, foi para cima. Primeiro, o jogador acertou pancada de fora da área e viu Marcelo Lomba fazer linda defesa. Depois, protagonizou bela tabela com Felipe que resultou no gol vascaíno. Aos 22min, o lateral-esquerdo tabelou com o meia e bateu colocado, marcando um golaço e abrindo o placar.

Na segunda etapa, o Bahia foi para o tudo ou nada. Entretanto, esbarrou na forte marcação carioca, que buscava segurar a vitória que lhe devolvia a liderança do Campeonato Brasileiro. Os 45 minutos do tempo complementar seguiram truncados, com o time cruzmaltino criando mais chances que o rival, mas sem maiores emoções.

O Vasco ainda teve tempo para ampliar o placar, aos 46min, em belo gol de Diego Souza, que recebeu na frente e tocou na saída de Fernando Prass, dando números finais ao confronto em Salvador. Apesar do triunfo por 2 a 0, que seguiu até o fim, a equipe do Rio de Janeiro perdeu Diego Souza e Fágner, suspensos para a próxima partida pelo segundo cartão amarelo.

Com o triunfo, o Vasco chegou aos 57 pontos e recupera a liderança da Série A. Isso, por causa também do tropeço do Corinthians, que empatou com o Inter em Porto Alegre por 1 a 1 e estacionou nos 54. Já o Bahia permaneceu com seus 36 pontos e, agora, corre maior risco de rebaixamento. O último time fora da zona é o Ceará, com 32, mas o Cruzeiro - 17º colocado com 31 - entra em campo às 18h, contra o Atlético-GO.

Na próxima rodada, o Vasco irá encarar o confronto direto contra o São Paulo, que também briga pelas primeiras posições da tabela. O duelo será realizado em São Januário, no domingo, 30 de outubro, às 16h (de Brasília). O Bahia, por sua vez, encara o embalado Figueirense, no mesmo dia e horário, mas no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Ambos os confrontos são válidos pels 32ª rodada do certame.

Ficha técnica

BAHIA 0 x 2 VASCO

Gols

VASCO:

Felipe, aos 22min do 1º tempo, e Diego Souza, aos 46min do 2º tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho, Helder e Jones (Lulinha); Souza e Reinaldo (Júnior)

Treinador: Joel Santana

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Rômulo e Allan; Diego Souza e Éder Luís

Treinador: Cristóvão Borges

Cartões amarelos

BAHIA: Titi, Paulo Miranda, Fahel e Lulinha

VASCO: Diego Souza e Fágner

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local

Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES