Vasco encerra jejum ao vencer ABC por 1 x 0 e minimiza pressão na Série B

Apesar dos quase 50 mil torcedores empolgados, time não chega a brilhar, mas, com gol de Douglas de pênalti, vai aos 59 pontos e mira terceira vaga

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazia tempo que o Vasco não jogava no Maracanã. Quase sete meses. Empolgados, os vascaínos compareceram ao reencontro - o público foi de 42.408 pagantes e quase 50 mil presentes (49.460), com renda de R$ 1.324.410. Gritaram o tempo inteiro. Teve até ola. Disseram sim aos apelos da diretoria com louvor. O time precisava quebrar o jejum de quatro partidas sem vencer na Série B para ficar mais perto do retorno à Primeira Divisão. E, mesmo com um futebol ainda devendo, principalmente no primeiro tempo, pelo menos conseguiu os três pontos. A vitória sobre o ABC na tarde deste sábado por 1 a 0 marcou bem o retorno do técnico Joel Santana ao estádio onde sagrou-se tantas vezes campeão - foram 1.576 dias de espera.



 

O gol de Douglas, de pênalti, aos 48 minutos do primeiro tempo, deixou o Vasco com 59 pontos na tabela. Na terceira posição, o time busca os 65 pontos que, nas contas mais recentes, o garantiriam de volta à Série A em 2015 - Joinville e Ponte Preta já conseguiram duas das quatro vagas. Na próxima rodada, a de número 35, os cruz-maltinos vão a Fortaleza encarar o Ceará, no Castelão. O ABC, que se mantém com 41 pontos e na 13ª posição, ainda busca se livrar de vez do descenso. Na terça-feira, vai encarar a já rebaixada Portuguesa no Canindé.

Gol de pênalti

A torcida fez a sua parte. Com 30 minutos de jogo, ainda tinha fila de torcedores do lado de fora para entrar. Em campo, o Vasco saiu com vantagem no marcador, mas decepcionou no primeiro tempo. Ir ao ataque era o lema assim que o juiz apitou a saída de jogo. Os mais de 40 mil pagantes se inflamaram. Mas o time teve dificuldade de tudo. De evoluir as jogadas pelas laterais, pelo meio ou até de bater para o gol de longe. O meio-campo tomava a bola, mas pouco se criava. Faltava inspiração a Douglas. Carlos César e Diego Renan tentavam, mas não chegavam ao fundo. A bola nem ia para Kléber. Máxi Rodríguez se desdobrava. E quem levou perigo primeiro foi o ABC. Aos 15 minutos, Fábio Bahia fez boa jogada pela esquerda e tocou para Rodrigo Silva bater. A bola resvalou na zaga, e Martín Silva defendeu.

Os cruz-maltinos tentavam dar o troco. Kleber fez boa jogada com Diego Renan, que no entanto encontrou uma defesa atenta para interceptar o cruzamento. E foi assim durante boa parte do tempo. A torcida se impacientou. O ABC se aproveitou. Defesa marcando bem. Diego Jussani e Suéliton firmes, meio-campo pegador, com Fábio Bahia veloz, laterais esforçados e um Rodrigo Silva atento no ataque. Mais uma vez teve a chance de abrir o placar, em centro do veloz Samuel. A bola passou rente à trave. O susto não ficou por aí. Ronaldo Mendes mandou petardo, e Martín Silva fez outra boa defesa. Sim, o ABC criou três boas oportunidades.

A equipe potiguar poderia ter saído de campo com a vantagem nos primeiros 45 minutos. Mas futebol tem dessas coisas. Aos 45 minutos, naqueles momentos de branco total, a defesa toda errou. Madson escorregou, Diego Renan tomou a bola e centrou. Diego Jussani falhou, a bola sobrou para Carlos César, que invadiu e foi derrubado por Gilvan. Pênalti e expulsão do goleiro, último homem da defesa. Douglas cobrou, a bola bateu numa trave e morreu na rede do outro lado: 1 a 0, nos acréscimos, aos 48. A torcida vibrava.

E se o Vasco demorou 48 minutos para chutar a gol - no caso, com sucesso -, demorou apenas um na segunda etapa para levar perigo. Aranda, eficiente no combate, pegou sobra de escanteio e chutou com perigo de canhota, rente à trave. Agora com um jogador a mais, o time se soltou e encontrou um ABC recuado. Pedro Ken se contundiu logo e cedeu lugar para Thalles. O atacante não demorou a aparecer bem, mas bateu no meio do gol, para defesa de Camilo. Diego Renan também teve a sua chance, mas a bola foi para fora. O ABC já estava entregue quando Douglas fez linda jogada e quase marcou golaço. O ABC ainda tentou no fim, mas a vitória estava sacramentada. E a torcida vascaína reencontra com alegria o Maracanã, pela primeira vez depois da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES