Vascão vira e vence Duque de Caxias por 2 x 1 e se classifica em primeiro

Com gols de Bernardo, cruz-maltinos derrotam time da Baixada por 2 a 1, em Macaé, e terão vantagem do empate na semifinal contra o Fluminense

Bernardo comemora gol do Vasco sobre o Duque de Caxias | Rui Porto Filho/Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não foi bonito, mas o domingo acabou de maneira positiva para o Vasco. O torcedor que assistiu ao primeiro tempo do jogo contra o Duque de Caxias, no Moacyrzão, encontrou motivos para ficar assustado. Porém, contagiado pela disposição de Bernardo, o time virou no segundo tempo, venceu por 2 a 1 e garantiu o primeiro lugar do Grupo A da Taça Guanabara - beneficiado pelo empate entre Botafogo e Boavista por 2 a 2. Na semifinal, o Vasco terá a vantagem do empate com o Fluminense, segundo colocado no Grupo B, em jogo no próximo sábado, no Engenhão. Na outra semi, Botafogo e Flamengo se enfrentam, no domingo.

O Vasco sofreu durante boa parte do jogo e terminou a primeira etapa em desvantagem diante do Duque de Caxias, lanterna do Grupo B, que estreava o técnico interino Mário Júnior - ele substituiu Junior Lopes, que pediu demissão na sexta-feira. A partir da entrada de Dakson, aos 14 minutos do segundo tempo, os vascaínos subiram de produção e conseguiram a virada.

- Quero deixar bem claro que não tinha nada acontecendo, estava tudo tranquilo. Às vezes as pessoas comentam que eu caí de produção, mas o Gaúcho tem que saber quem colocar, quem está melhor. Por isso fiquei de fora dos dois jogos. Mas o jogo de hoje mostrou que eu preciso estar sempre firme para ajudar meu clube - afirmou Bernardo, que levou cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração do primeiro gol.

Os goleadores do jogo ficaram bem na disputa pela artilharia do estadual. Bernardo chegou a seis gols e está só a dois de Hernane, do Flamengo, que lidera o quesito. Charles Chad também está na briga. O atacante do Duque de Caxias vem logo atrás do vascaíno, com cinco bolas na rede.

Vasco em ritmo lento

O Vasco levou a campo a escalação sem centroavante que fez sucesso nas três primeiras rodadas do Carioca, nas quais o time marcou 11 gols. No entanto, com participação discreta de Carlos Alberto, Bernardo e Eder Luis, a equipe encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas. Carlos Alberto ainda levou sorte por não ter sido punido pelo árbitro após cometer falta duríssima em Antônio Carlos, logo no início do jogo.

Enquanto os vascaínos só ameaçavam em jogadas de bola parada, o Duque de Caxias aproveitava buracos da defesa para criar perigo. Charles Chad primeiro ameaçou, ao avançar sozinho e chutar fraco, para defesa de Alessandro. E abriu o placar aos 17 minutos: aproveitou cruzamento de Leandro Cruz, antecipou-se a Renato Silva e tocou por cima de Alessandro. O Duque poderia ter aumentado pouco depois, porém o auxiliar André Roberto Silveira errou ao assinalar impedimento de Leandro Cruz, que entraria livre na área.

Pressão e virada

O Vasco assumiu a iniciativa do jogo no segundo tempo, mas continuou com problemas para chegar ao gol. O nervosismo ficava claro no semblante irritado de Bernardo depois de cobrar falta na trave e na cotovelada de Carlos Alberto em Antônio Carlos em lance no meio-campo. Fechado à frente de sua área, o Duque ameaçou em contra-ataque semelhante ao lance do gol: depois de novo cruzamento de Leandro Cruz da esquerda, Renato Silva errou outra vez na marcação a Charles Chad, que, desta vez, perdeu chance incrível.

Empurrado por sua torcida, o Vasco ensaiou uma pressão. Dakson, que substituiu Dieyson, acertou a trave após passe de Bernardo. E retribuiu no lance do gol, que saiu aos 28 minutos em jogada chorada: Carlos Alberto driblou dois zagueiros e chutou para Fernando espalmar. A defesa afastou mal a bola, e Dakson chutou forte para Bernardo desviar de cabeça.

A virada saiu em jogada que reuniu o trio ofensivo, aos 33 minutos. Bernardo lançou Eder Luis, que cruzou para Carlos Alberto cabecear no travessão. O próprio Bernardo pegou o rebote e marcou. Na comemoração, ele ficou de camisa e se jogou no chão. Em vantagem no placar, o Vasco tocou a bola nos minutos finais e esperou o fim do jogo entre Botafogo e Boavista para garantir a primeira posição do grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES