Veja a meta de pontos que pode garantir Brasileirão ao São Paulo

Na liderança do Brasileirão, com 56 pontos e 11 rodadas do término da competição

Veja a meta de pontos que pode garantir Brasileirão ao São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eliminado da Copa do Brasil há menos de uma semana, o São Paulo volta todas as suas atenções para a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), a equipe volta a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela 28ª rodada. Com informações do GE.

Na liderança do Brasileirão, com 56 pontos, e a 11 rodadas do término da competição, o Tricolor começa a fazer contas pelo troféu que não conquista desde 2008.

Até esta rodada, o time comandado por Fernando Diniz tem sete pontos de vantagem para o vice-líder Atlético-MG. A distância é a mesma para o terceiro colocado Flamengo. No entanto, os cariocas têm um jogo a menos e ainda podem diminuir essa diferença para quatro pontos.

Fernando Diniz em treino do São Paulo-Foto: Divulgação SPFC

Para ser campeão

Para ser campeão, então, o São Paulo tem uma meta óbvia: depende só de si e, se ganhar todas as partidas até o final, ficará com a taça.

No entanto, tropeços podem (e devem) acontecer até o término do Brasileirão. Por conta disso, alguns aspectos históricos ajudam o Tricolor a traçar uma meta de pontos que dão um panorama do que pode ser feito para essa conquista não escapar.

Desde que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006, o máximo de pontos que o vice-líder alcançou foi 74. Isso aconteceu com o Santos de 2019 – o Flamengo foi o campeão com 90 pontos.

Diante desse dado, o São Paulo precisaria de pelo menos mais seis vitórias e um empate nos próximos 11 jogos. A combinação deixaria a equipe de Fernando Diniz com 75 pontos (56 atuais mais os 19 conquistados).

De acordo com levantamento de Leandro Nunes, do Espião Estatístico do ge, a média de pontuação dos campeões brasileiros desde 2006 é de 77 pontos.

Veja os últimos 11 confrontos do São Paulo:

06/01 - Bragantino (fora)

10/01 - Santos (casa)

17/01 - Athletico-PR (fora)

20/01 - Internacional (casa)

23/01 - Coritiba (casa)

31/01 - Atlético-GO (fora)

A definir - Palmeiras (casa)

A definir - Ceará (casa)

A definir - Grêmio (fora)

A definir - Botafogo (fora)

A definir - Flamengo (casa)

Vantagem quase nunca superada

Gol Brenner São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli

Ainda segundo o Espião Estatístico, na história dos pontos corridos somente o Palmeiras, em 2009, perdeu o título brasileiro após uma vantagem tão elástica na 28ª rodada do Brasileirão.

A equipe alviverde tinha dez pontos de diferença sobre o Flamengo, que era o sexto colocado faltando 11 jogos. O time rubro-negro foi o campeão. Essa foi a maior diferença tirada no Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Campeão do turno

Outro fator histórico a se apegar é o de campeão do turno. Desde 2006, apenas em quatro edições do Brasileirão o campeão do primeiro turno não foi campeão da competição (2008, 2009, 2012 e 2018).

Nesta temporada, o São Paulo foi o campeão do turno após jogos atrasados que teve de cumprir por conta de adiamentos na tabela.

O ponto negativo é que o último clube que deixou escapar essa vantagem foi justamente o São Paulo. Em 2018, o Tricolor comandado por Diego Aguirre foi o líder das primeiras 19 rodadas, mas viu o rival Palmeiras levantar o troféu.

Campanha animadora

O São Paulo tem tido desempenho animador na competição. Além de líder do Brasileirão, o Tricolor tem o melhor ataque (47 gols) e a melhor defesa, ao lado do Grêmio (22 gols sofridos).

O time ainda é o melhor visitante (25 pontos conquistados) e o segundo melhor mandante (31 pontos) – perde apenas para o Atlético-MG (33 pontos).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES