Verdão tenta ir à final sem pênaltis

Palmeiras e São Paulo definem quem será o primeiro finalista .

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, se o Palmeiras mantiver os 100% de aproveitamento contra o São Paulo no Allianz Parque, se classificará para a decisão do Campeonato Paulista. E com um aspecto raro: chegar à final do Estadual somente com o resultado do tempo normal. A última vez em que o time passou pela semifinal sem a necessidade de bater pênalti ocorreu há 11 anos.

A curiosidade é que esse adversário batido sem pênalti foi justamente o São Paulo. Naquele ano, contudo, nem estava previsto esse sistema de desempate. Por ter campanha melhor, o Verdão jogava por dois resultados iguais.

Ainda assim, foi além: perdeu a ida por 2 a 1, no Morumbi, com Adriano fazendo gol de mão para o Tricolor, e venceu por 2 a 0, no Palestra Itália, em jogo marcado pelo gás de pimenta atirado nos vestiários do rival, no intervalo.

E foi exatamente em 2008 que o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista pela última vez, batendo a Ponte Preta na decisão: ganhou a ida em Campinas, por 1 a 0, e goleou por 5 a 0 o segundo confronto, no Palestra Itália.

Desde então, o clube esteve na final do Estadual somente em outras duas oportunidades, sempre indo além do tempo normal na semifinal.

Em 2015, o torneio previu jogo único na fase anterior à final, e o Verdão, com pior campanha, teve de atuar em Itaquera, contra o Corinthians. Abriu o placar com Victor Ramos, levou a virada com gols de Danilo e Mendoza e empatou por 2 a 2, com Rafael Marques. Nos pênaltis, Robinho perdeu a primeira para o Palmeiras, mas Fernando Prass pegou as cobranças de Elias e Petros. Time classificado para a decisão, perdida nos pênaltis, para o Santos.

Em 2018, o Santos foi o adversário pelas semifinais, já em duas partidas, como neste ano. Dois duelos no Pacaembu.

O primeiro, com torcida única do Peixe, vitória alviverde por 1 a 0, gol de Willian. O segundo, apenas com torcedores do Verdão no estádio municipal, derrota por 2 a 1 - Sasha e Rodrygo marcaram para o time alvinegro, com Bruno Henrique descontando. Nos pênaltis, Jailson pegou a cobrança de Diogo Vitor e colocou o Verdão na final - vencida com polêmica pelo Corinthians, também nas cobranças de penalidades.

Se avançou duas vezes nos pênaltis, o Palmeiras também caiu em semifinais do Estadual desde 2008 nas cobranças.

Foi assim em 2011, diante do Corinthians, após 1 a 1 no Pacaembu, e em 2016, na Vila Belmiro, contra o Santos, depois de 2 a 2 no tempo normal. Nas duas oportunidades, a fase anterior à final era disputada em confronto único.

Desde seu último título paulista, o Palmeiras ainda foi às semifinais em 2009, caindo para o Santos (duas derrotas, uma na Vila Belmiro e outra no Palestra Itália), em 2014, perdendo para o Ituano em jogo único no Pacaembu, e em 2017, quando levou 3 a 0 da Ponte Preta na ida, em Campinas, e ganhou apenas por 1 a 0 na volta, no Allianz Parque.

Em 2019, depois do 0 a 0 na ida, no Morumbi, no sábado, avança à final quem vencer no Allianz Parque, com disputa de pênaltis em caso de novo empate, por qualquer placar. Com isso, algo raro certamente acontecerá no Choque-Rei de domingo: o São Paulo ganhará seu primeiro ponto no estádio alviverde, vencendo no tempo normal ou forçando pênaltis, ou o Palmeiras, enfim, voltará a ir a uma final de Estadual só jogando no tempo normal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES