Vettel vence GP da Austrália; Felipe Massa pula a 7º após punições

O alemão da Red Bull, que saiu da pole position, abriu vantagem para os rivais já na largada

Avalie a matéria:
Vettel faz passeio no parque e vence corrida | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma prova bastante tranquila, o alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio da Austrália, primeira etapa da temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da Red Bull, que saiu da pole position, abriu vantagem para os rivais já na largada, e só teve sua primeira colocação posta em dúvida no Albert Park quando parou nos boxes.

Com isso, o campeonato de 2011 começa como terminou o de 2010: com Vettel na frente. O atual campeão do mundo soma seus primeiros 25 pontos e fica à frente de Lewis Hamilton, segundo na corrida e no campeonato com 18. Vitaly Petrov, em terceiro, soma 15 pontos, à frente de Fernando Alonso (12) e Mark Webber (10).

Para os brasileiros, a corrida teve um balanço positivo, ao contrário do que aconteceu no treino classificatório de sábado. Felipe Massa, que saiu do oitavo lugar, teve uma prova competitiva, mas com dificuldades, e completou em nono. Já Rubens Barrichello, que largou em 17º e chegou a estar em último na primeira volta, buscou sua recuperação e chegou a andar na zona de pontuação. Com problemas, porém, abandonou a seis voltas do fim.

De quebra, a corrida ainda teve bons desempenhos de Sérgio Pérez e Vitaly Petrov. O mexicano da Sauber, em sua estreia, contou com um carro confiável, com uma boa estratégia (parou apenas uma vez) e se manteve quase sempre na zona de pontuação, demonstrando uma postura arrojada que lhe valeu os seis pontos do sétimo lugar.

Já Petrov, regular desde a largada, manteve-se quase sempre entre os líderes, conquistando seu primeiro pódio desde a estreia em 2010. Até então, o melhor resultado do russo havia sido o quinto lugar no GP da Bélgica do ano passado.

Na largada da prova deste domingo, Vettel segurou a primeira colocação com tranquilidade. Em terceiro, Webber atacou Hamilton, mas não conquistou o segundo lugar. Button, que vinha em quarto, caiu para o sexto lugar - melhor para Petrov, que aproveitou a breve escapada de Alonso e subiu do sexto para o quarto posto.

Alonso, que largava em quinto, caiu para o nono lugar, enquanto Massa, que saíra em oitavo, subia para o quinto posto. O espanhol não demorou muito e passou a atacar, tomando rapidamente o oitavo posto de Kamui Kobayashi. E Button, em busca de recuperação, passou a atacar Massa, que se defendia com regularidade.

Para Rubens Barrichello, a largada foi amarga. O brasileiro, que saía do 17º lugar, escapara logo no início e caiu para último com sua Williams. Enquanto isso, Michael Schumacher e Jaime Alguersuari passavam prematuramente pelos boxes, respectivamente com um pneu traseiro furado e uma quebra no bico.

Sem conseguir superar a Ferrari de Felipe Massa, Button permitiu a aproximação de Fernando Alonso, em plena recuperação. E de tanto pressionar, Button conseguiu a ultrapassagem sobre o brasileiro na volta 12, cortando caminho de forma duvidosa. Pouco tempo depois, Button acabou pelos comissários da corrida punido com um drive-through.

Na volta 14, começaram as trocas, com Mark Webber inaugurando as substituições de pneus. Mais tarde, Felipe Massa e Rubens Barrichello também passaram pelos boxes. Na volta 15, foi a vez de Sebastian Vettel, deixando Hamilton em primeiro e Petrov em segundo. Terminadas as trocas, porém, o alemão da Red Bull voltou ao primeiro lugar, à frente do rival da McLaren.

No meio do pelotão, Rubens Barrichello vinha em ascensão, ganhando posições após o problema na largada. Porém, depois de ultrapassar Sérgio Pérez e assumir o nono lugar, o brasileiro forçou para tomar o oitavo lugar de Nico Rosberg e atingiu a Mercedes do alemão - ambos rodaram. Rubinho perdeu posições, e Rosberg abandonou pouco depois.

O brasileiro acabou punido com um drive through e permaneceu fora da zona de pontuação. E lá na frente, os líderes aproveitaram para uma nova troca de pneus. Desta forma, Vettel, Hamilton e Petrov pararam em busca de novos compostos. O alemão, com ampla vantagem, se assegurou em primeiro, com Hamilton em segundo.

O russo caiu para quinto, mas conseguiu se recuperar em virtude dos erros dos rivais - principalmente de Mark Webber, que sofria com pneus. Assim, Petrov voltou ao terceiro lugar, seguido de Alonso, Webber, Button, Perez, Kobayashi e Buemi. Massa vinha em décimo, enquanto Rubens Barrichello era o 15º.

Rubinho acabou abandonando na volta 52, em seu quinto pit stop. Com dificuldades, ele alegou problemas de câmbio. Enquanto isso, Massa apertou Buemi e conquistou o nono lugar na 54ª volta. Vettel, tranquilo, cruzou em primeiro, enquanto seu companheiro Webber estacionava na saída dos boxes após completar em um discreto quinto lugar.

Confira o resultado final do GP da Austrália:

1.Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault)

2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +22s2

3. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault GP): +30s5

4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +31s7

5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +38s1

6. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): +54S3

7. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +1min05s8

8. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): +1min16s8

9. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +1min25s1

10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): +1 volta

11. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): +1 volta

12. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +1 volta

13. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso Ferrari): +1 volta

14. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault GP): +1 volta

15. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault): +2 voltas

16. Jérôme d"Ambrosio (BEL/Virgin Cosworth): + 4 voltas

Abandonaram

Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth)

Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth)

Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus Renault)

Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)

Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES