Vettel dá show e faz 12ª pole no ano; vitória pode garantir o bicampeonato na Fórmula 1

Alemão da RBR supera Jenson Button por apenas nove milésimos já com o cronômetro zerado

Vettel comemora a pole ao lado de Button e de um decepcionado Hamilton em Suzuka | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Impressionante. É como pode ser classificado o desempenho de Sebastian Vettel no treino classificatório para o GP do Japão. O alemão da RBR parecia carta fora do baralho na luta pela pole, após ser superado pelas McLarens nas duas primeiras partes da sessão e em todas as sessões livres em Suzuka. Só que uma excelente volta, de 1m30s466, já com o cronômetro zerado deu a 12ª pole da temporada 2011 ao líder do campeonato. Ele ficou apenas nove milésimos à frente de Jenson Button, o segundo colocado. O inglês é o único que pode impedir o bi do piloto da RBR.

De quebra, Vettel chegou à 27ª pole da carreira e está a apenas duas de igualar a marca de 14 em uma temporada, estabelecida pelo "Leão" Nigel Mansell na temporada 1992 com a Williams. Lewis Hamilton, da McLaren, vinha com o melhor tempo na última parte do treino, mas cometeu um erro de avaliação junto com a equipe e não conseguiu fazer sua última tentativa. O inglês teve de se contentar apenas com a terceira posição no grid da corrida deste domingo no circuito de Suzuka.

Melhor brasileiro no grid, Felipe Massa superou pela terceira vez em 15 corridas no ano o companheiro Fernando Alonso e vai largar na quarta posição neste domingo. O espanhol da Ferrari sai em quinto, logo à frente de Mark Webber, da RBR, o sexto. O australiano chegou a fazer o melhor primeiro setor em sua última tentativa, mas não conseguiu subir no grid de largada.

Em sua quarta corrida pela Renault-Lotus, Bruno Senna vai largar na nona posição após Kamui Kobayashi, da Sauber, ser alçado à sétima posição. O brasileiro teve um treino conturbado, onde quase não conseguiu entrar na pista na primeira parte, e não marcou tempo na superpole, mesma situação do companheiro russo Vitaly Petrov, o décimo. Os dois optaram por poupar pneus para a corrida deste domingo. Na Williams, Rubens Barrichello esteve longe da superpole e ficou na 13ª posição, uma à frente do venezuelano Pastor Maldonado, seu colega no time inglês.

Bruno Senna passa sufoco, mas se classifica no Q1

A primeira parte do treino começou de forma desesperadora para Bruno Senna. A Renault-Lotus demorou a aprontar seu carro para a sessão após o acidente na sessão matinal. O brasileiro bateu forte na saída da Curva Spoon e danificou a suspensão dianteira esquerda no choque. Os mecânicos conseguiram colocá-lo na pista já com os pneus macios, o suficiente para dar-lhe a vaga no Q2.

Nico Rosberg, da Mercedes, e Vitantonio Liuzzi, da Hispania, não tiveram a mesma sorte. Com problemas mecânicos em seus carros, eles deram apenas voltas de reconhecimento e voltaram os boxes. O alemão sai apenas na 23ª posição, uma à frente do italiano.

Kobayashi e Senna arrancam vagas no minuto final do Q2

Após o bom resultado no Q1, mesmo em condições difíceis, Bruno Senna voltou a andar bem na segunda parte do treino. O brasileiro encaixou uma excelente volta com o cronômetro zerado e garantiu a nona posição e uma vaga na superpole. Além do piloto da Renault-Lotus, Kamui Kobayashi, piloto da casa, arrancou uma décima posição no Q2 no limite do cronômetro. O japonês da Sauber superou com folga o companheiro mexicano Sergio Pérez, que foi o 17º colocado.

Já Rubens Barrichello não conseguiu um bom desempenho com a Williams. O brasileiro, mais uma vez, ficou eliminado no Q2 com a 13ª posição. Como consolo, apenas superar, mais uma vez o companheiro Pastor Maldonado, que ficou em 14º, com pouco mais de dois décimos de frente.

Confira o grid de largada para o GP do Japão, em Suzuka:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s466

2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m30s475

3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m30s617

4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s804

5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s886

6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m31s156

7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - sem tempo

8- Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo

9 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - sem tempo

10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s463

12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m32s746

13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s079

14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m33s224

15 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m33s227

16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m33s427

17 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - sem tempo

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m35s454

19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m35s514

20 - Jerome D"Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m36s439

21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m36s507

22 - Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth) - 1m37s846

23 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - sem tempo

24 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - sem tempo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES