Vettel vence e se isola na ponta; Massa é 5º à frente de Alonso

Entre os brasileiros, uma corrida caótica que encerrou um fim de semana de problemas

Sem ameaça, alemão da Red Bull vence em Sepang | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais uma apresentação tranquila, o alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. O piloto da Red Bull saiu da pole position e praticamente não perdeu a posição ao longo das 56 voltas da corrida, chegando à frente de Jenson Button e Nick Heidfeld.

Vettel só teve o primeiro lugar desafiado nas paradas nos boxes - e mesmo assim, por pouco tempo. Assim, confirmou o favoritismo e se isolou na liderança do campeonato com 50 pontos em duas corridas - Button, vice-líder, soma 26 após a segunda colocação em Sepang. Lewis Hamilton é terceiro, com 24.

Entre os brasileiros, uma corrida caótica que encerrou um fim de semana de problemas. Rubens Barrichello abandonou prematuramente a prova, depois de um pneu furado e de problemas no câmbio da Williams. Já Felipe Massa largou bem, mas teve problemas nos boxes e uma queda de rendimento no fim, mas que ainda deu a ele o quinto lugar.

O fim de semana ainda reforçou a positiva imagem deixada pela Lotus Renault na primeira etapa da temporada, na Austrália. Depois do pódio de Vitaly Petrov (que abandonou com um acidente no fim em Sepang), o time preto e dourado voltou a conquistar um terceiro lugar, graças a uma apresentação consistente de Heidfeld.

Logo na largada, Vettel se manteve na frente. O alemão da Lotus Renault, que largava na sexta posição, saltou para o segundo posto, seguido de Hamilton, Button, Petrov, Massa, Fernando Alonso e Michael Schumacher. Mark Webber, que largara do terceiro lugar, saiu maiu e despencou para o décimo posto.

Rubens Barrichello, que saiu do 15º lugar, teve problemas e precisou parar já na quarta volta, quando estava na última das 24 posições, para trocar pneus. Pouco tempo depois, com a chuva se avizinhando, os líderes também passaram pelo pitlane para substituir os compostos. Vettel, mais uma vez, se manteve na frente.

Nas trocas da Ferrari, porém, Felipe Massa levou a pior e perdeu cerca de 7s, dada a dificuldade de um dos mecânicos com seu pneu dianteiro esquerdo. Alonso, que havia feito seu pit stop antes, tomou a posição do companheiro. Pouco tempo depois, já estava em terceiro, enquanto Massa era o décimo.

Na 25ª volta, Rubens Barrichello não resistiu a seu final de semana cheio de problemas e, com problemas no câmbio, abandonou - a Williams já havia perdido Pastor Maldonado, primeiro carro a deixar a prova. Na mesma volta do brasileiro, o mexicano Sérgio Perez também deixou a corrida com dificuldades técnicas em sua Sauber.

Na frente, Felipe Massa chegou a disputar a primeira posição com Sebastian Vettel, em meio a suas trocas de pneus. Porém, após passar pelos boxes, caiu para o sétimo lugar. Mesmo assim, conseguiu se estabilizar e passou a pressionar em busca de posições.

Enquanto Vettel seguia líder absoluto, Alonso encostava para tentar tomar o terceiro lugar de Hamilton. Na volta 45, porém, de tanto apertar, o espanhol acertou o bico na roda traseira do ex-companheiro, o que obrigou seu retorno aos boxes. Resultado: caiu para sétimo lugar, atrás de Massa (quinto) e Mark Webber (sexto).

Webber, em melhor rendimento, não demorou muito tempo e logo tomou o quinto lugar de Massa. Lá na frente, a cinco voltas do fim, Nick Heidfeld se valeu do bom rendimento da Renault e abriu a asa traseira para ultrapassar Hamilton, tomando do inglês o terceiro lugar.

O piloto da McLaren ainda escapou e voltou aos boxes, promovendo Webber para quarto e Massa para quinto. No fim, o australiano não teve tempo de ultrapassar Heidfeld, que se manteve em terceiro Assim, se garantiu no pódio atrás de Vettel e Button, que cruzaram a linha de chegada sem problemas.

Confira o resultado final do GP da Malásia:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 56 voltas

2. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): +3s2

3. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault GP): +25s0

4. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +26s3

5. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +36s9

6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +37s2

7. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +49s9

8. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari):+1min06s4

9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes):+1min24s8

10. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min31s5

11. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): +1 volta

12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): +1 volta

13. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): +1 volta

14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso Ferrari): +1 volta

15. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus Renault): +1 volta

16. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): +2 voltas

17. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault GP): +4 voltas

Abandonaram

Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania Cosworth)

Jérôme d"Ambrosio (BEL/Virgin Cosworth)

Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault)

Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari)

Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth)

Narain Karthikeyan (IND/Hispania Cosworth)

Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES