Sebastian Vettel vence de ponta a ponta e dispara na liderança

Foi a primeira vez que um carro da Red Bull chegou ao topo do pódio no Circuito Gilles Villeneuve

Avalie a matéria:
Alemão venceu pela primeira vez no Canadá | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou neste domingo a vitória no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. Com um desempenho incontestável, o tricampeão conduziu a prova na liderança desde a largada, administrando os pneus e abrindo boa vantagem para os demais pilotos. De quebra, ainda venceu pela primeira vez na carreira a corrida em Montreal.

Foi a primeira vez que um carro da Red Bull chegou ao topo do pódio no Circuito Gilles Villeneuve. Nos últimos anos, a McLaren dominou na pista e faturou as provas de 2005 (Kimi Raikkonen), 2007, 2010 (Lewis Hamilton), 2011 (Jenson Button) e 2012 (novamente com Hamilton). Neste período, Fernando Alonso (2006, com Renault) e Robert Kubica (2008, com BMW-Sauber) também venceram. A prova não foi disputada em 2009.

Em segundo lugar, Fernando Alonso se valeu de um acidente no fim com Esteban Gutierrez (Sauber) para levar a melhor no duelo com Lewis Hamilton. Assim, Vettel se isolou ainda mais na liderança da temporada, com 132 pontos, contra 96 de Alonso, o novo vice-líder ? Kimi Raikkonen, nono, tem 88 pontos.

O desempenho de Felipe Massa valeu ao brasileiro da Ferrari o oitavo lugar. Com problemas no treino de classificação e o 16º lugar no grid de largada, Massa teve um desempenho consistente e ainda ganhou uma posição no fim.

Na largada, o finlandês Valtteri Bottas ? principal surpresa do grid ao levar a Williams ao terceiro lugar ? foi bastante atacado, terminando a primeira volta em sexto. Atrás de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, os dois primeiros colocados, vieram Nico Rosberg e Mark Webber. Quando tentava tomar o sétimo lugar de Bottas, Adrian Sutil foi tocado e rodou, mas se recuperou e voltou em 11º.

Na volta 11, Massa ? que largou em 16º após bater no treino de classificação ? mostrou boa recuperação e tentou tomar a oitava posição de Kimi Raikkonen. Porém, não conseguiu e ainda permitiu a aproximação de Daniel Ricciardo, então décimo, que ultrapassou o brasileiro da Ferrari.

Na volta 15, os primeiros colocados passaram pelos boxes para a troca de pneus pela primeira vez. Três voltas depois, Massa passou para sua troca e caiu de oitavo para 14º. Em recuperação, o brasileiro passou a atacar Adrian Sutil na volta 22 para tentar a 11ª posição. Lá na frente, Rosberg lutava para defender a terceira posição das investidas de Webber ? o que conseguiu apenas até a volta 31, quando o australiano assumiu o posto.

Na volta 38, porém, Webber se atrapalhou e atingiu a traseira da Caterham de Giedo van der Garde - mas sem abandonar a prova, e ainda mantendo Alonso e Rosberg logo atrás. O espanhol, porém, conseguiu o terceiro lugar na volta 42. Mais atrás, Massa parou nos boxes mais uma vez na volta 43, caindo de oitavo para o 12º lugar. Ainda sem parar, Paul di Resta era o sétimo na volta 46.

Van der Garde, ainda na pista com a asa quebrada, se tocou com Nico Hulkenberg ? ambos abandonaram. Mais à frente, com uma liderança tranquila, Vettel ?provocou? emoção ao errar e sair na pista na volta 53, permitindo a aproximação dos rivais. Massa, por sua vez, subiu para 10º na volta 54 após a parada de Romain Grosjean nos boxes. Três voltas depois, enfim, Paul di Resta fez sua primeira parada.

Nas voltas finais, o público acompanhou uma disputa entre Hamilton e Alonso pela segunda colocação. Na volta 63, depois de diminuir a diferença, o espanhol abriu para a direita na reta dos boxes e assumiu o segundo lugar. O britânico da Mercedes, porém, não vendeu a posição barato ? porém, teve que frear os ímpetos após um acidente com Estebán Gutierrez na volta 66 que provocou bandeira amarela em zona de uso do DRS. Em trecho liberado, Massa superou Raikkonen e conquistou o oitavo lugar. Lá na frente, porém, Vettel cruzou em primeiro lugar e venceu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES