mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Você já ouviu falar de futebol de cinco?

Saiba mais sobre esse esporte em que a seleção brasileira possui mais títulos mundiais nessa modalidade

O nome não é comum, mas o futebol de cinco é também conhecido como o futebol para cegos. É a partir dessa modalidade que deficientes visuais podem também jogar o esporte mais amado dos brasileiros.

E saibam que a seleção brasileira é o time que mais possui títulos mundiais nessa modalidade, além de campeonatos paralímpicos. Se você não sabe como funciona, vamos as dicas para quem quer conhecer um pouco sobre esse esporte bem interessante.

Semelhante a modalidade de futebol de campo, o objetivo é marcar o gol. Nesse esporte só é permitido três faltas coletivas. O tempo de partida é dividido em dois tempos de 25 minutos.

Um outra curiosidade é que os goleiros na partida de futebol de cinco têm visão total. Já os jogadores de linha não enxergam. 


O futebol dos cinco  foi difundido pelo mundo/WikipediaO futebol dos cinco  foi difundido pelo mundo/Wikipedia

Silêncio em campo

Durante os jogos, os atletas utilizam venda nos olhos, com exceção do goleiro. O objetivo é manter a partida igual para todos, tendo em vista que alguns atletas podem perceber luzes (vultos) e ter vantagem. Com isso, torna-se necessário usar o objeto.

O silencio é essencial durante as partidas, mas é possível pronunciar gritos de apoio em momentos como: faltas, cobrança lateral, substituições de jogadores, hora do gol, tempo técnico, entre outras interrupções necessárias.

Cada time é composto por cinco atletas. São quatro jogadores na linha e um no gol.

Curiosidades

Tem uma figura que é o chamador. Também conhecido como guia, ele tem a função de orientar o time para, por exemplo, finalizar o ataque.

A bola da partida geralmente tem 60 e 62 centímetros feita com material de couro. Um das peças fundamentais dela são os guizos que emitem barulhos para que os jogadores a localize.

A dimensão da quadra pode variar, no entanto, geralmente apresenta entre 35 e 42 metros de comprimento por metros de largura. A estrutura do campo desde os Jogos Paralímpicos realizado em Atenas, em 2004, usa-se grama sintética.São muitos os detalhes, como no infográfico sobre a modalidade na Rede do Esporte.

Esporte voltado para os cegos tem destaque nas paraolimpíadas/WikipediaEsporte voltado para os cegos tem destaque nas paraolimpíadas/Wikipedia

O início no Brasil

Há indícios que o futebol para cegos no Brasil teve início nos anos 50 em locais de ensino e de apoio para cegos. Mas foi apenas em 1978, nas Olimpíadas Especiais das APAEs, em Natal-RN que ocorreu o primeiro torneio de futebol de cinco. ela já vai para a 23ª edição.

A seleção brasileira é destaque nessa modalidade esportista, com o pentacampeonato. Portanto, a camisa verde e amarela é hegemônica com cinco títulos mundiais. Os anos dos títulos foram em 1998, 2000, 2010, 2014 e 2018.

Jogos Paralímpicos

A seleção brasileira participou dos Jogos Paralímpicos de futebol para cegos em 2004, em Atenas. Foi nessa competição que o Brasil chegou ao primeiro título mundial. Na época, o país venceu a Argentina nos pênaltis por 3 a 2.

A modalidade praticada por atletas com deficiência visual entrou para o programa dos Jogos Paraolímpicos em Atenas-2004.(Veja o desempenho dos atletas).

Desde a estreia, todas as edições foram vencidas pelo Brasil. Depois da conquista do tricampeonato consecutivo em Londres-2012, a equipe recebeu o prêmio do Paralympic Sport Awards, do Comitê Paraolímpico Internacional.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail