Vôlei: Brasil vence o Japão e garante vaga em Londres-2012

E em sets direto (25-21, 25-19 e 25-22) o Brasil venceu fechando sua irregular participação com o terceiro lugar.

Avalie a matéria:
Capitão Giba foi um dos destaques do Brasil na vitória por 3 sets a 0 sobre o Japão. | Uol
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil entrou em quadra na manhã deste domingo, noite no Japão, já sabendo o que era preciso para garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos. Com a vitória da Itália, mais cedo, sobre o Irã por 3 sets a 1, uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 sobre os donos da casa era o necessário para os comandados de Bernardinho carimbarem o passaporte para Londres-2012. E em sets direto (25-21, 25-19 e 25-22) o Brasil venceu fechando sua irregular participação com o terceiro lugar. Rússia e Polônia já estavam classificadas.

O jogo começou equilibrado. Apoiado pela torcida que lotou o ginásio Yoyogi, o Japão, mesmo desclassificado dificultou a partida. Após a ótima atuação contra a Polônia, Bruno foi titular no lugar do "japa" Marlon. Até o primeiro tempo técnico, a vantagem do Brasil era de apenas um ponto. Mas aos poucos o Brasil acertou o saque e tomou conta da partida. Leandro Vissotto novamente era o destaque nos ataques e no segundo tempo técnico o Brasil vencia por 16-12. Coube então administrar a vantagem e com um ataque de Giba na diagonal o Brasil fechou o primeiro set em 25-21.

A irregularidade que marcou o Brasil no torneio voltou a aparecer no segundo set. Forçando o saque a seleção da casa chegou ao primeiro técnico com 8-6 de vantagem. Leandro Vissotto, que vinha sumido no segundo set, virou duas bolas seguidas e o Brasil com um bloqueio triplo empatou em 9-9. Mas errando muito e parando no baixo, mas técnico, bloqueio japonês, o Brasil viu o Japão abrir vantagem e chegar ao segundo tempo técnico com 16-11. Após a parada o Brasil reagiu. Marlon entrou em quadra e Giba, assumindo a responsabilidade, virou bolas importantes e realizou defesas espetaculares. Com um ataque de Théo, o Brasil empatou em 19-19 e virou com um saque de Giba. Desorientado em quadra, o Japão passou a errar e o Brasil fez seis pontos seguidos fechando o set novamente com Giba.

No terceiro set o Brasil fez o necessário para fechar a partida. Após abrir vantagem e chegar ao primeiro tempo técnico vencendo por 8-5, os comandados de Bernardinho apenas administraram a vantagem. Mesmo assim o Japão dificultava, principalmente com Shimizu, maior pontuador japonês com 15 pontos. O Japão chegou a diminuir a desvantagem para apenas um ponto mas com um bloqueio de Leandro Vissotto após espetacular rally o Brasil chegou ao segundo tempo técnico vencendo por 16-14. Ponto a ponto a partida seguiu equilibrada mas sem o Japão ameaçar o Brasil. E com Lucão o Brasil fechou o set em 25-22, a partida em 3 sets a 0 garantindo enfim a sofrida vaga para Londres-2012.

O Brasil iniciou a partida com Bruno, Sidão, Leandro Vissotto, Giba, Murilo, Lucão além do líbero Serginho. Théo e Marlon também entraram em quadra.

Na primeira partida do dia, Rússia e Polônia fizeram a "final" do torneio. E numa partida muito equilibrada os russos bateram os poloneses no tie-break (25-22, 23-25, 25-22, 17-25, 17-15) fechando a participação com 10 vitórias e apenas uma derrota, justamente para a seleção brasileira. Foi o sexto título da Rússia na Copa do Mundo (quatro como URSS), que curiosamente entrou como convidada no torneio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES