Vovô x Timão: melhor defesa contra o melhor ataque valendo a liderança no Brasileirão

Com apenas um gol sofrido, Ceará tenta superar o poder de fogo do Corinthians

Mano Menezes tem desfalques no ataque do Corinthia | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Campeonato Brasileiro reinicia nesta quarta-feira em clima de decisão. De um lado, o Corinthians defende a liderança apostando em seu desfalcado sistema ofensivo, o mais positivo do torneio até o momento. Do outro, o Ceará tenta não ser apenas a surpresa das primeiras rodadas e já sonha em assumir o primeiro lugar amparado pelo ótimo momento de sua defesa e pela torcida que promete lotar o Castelão e criar um novo recorde de público para a edição 2010.

Depois de mais de um mês de paralisação devido à Copa do Mundo, o Corinthians ainda contabiliza o lucro de uma arrancada inicial. Fora da Libertadores, o Timão embalou no Brasileirão e se transformou em um sério candidato ao título. Em sete jogos, foram cinco vitórias e somente dois empates, colocando o Alvinegro no topo da classificação, com 17 pontos.

Os paulistas, porém, não conseguiram disparar, como planejado. Isso graças ao bom futebol apresentado pelo Ceará, recém-promovido da Segundona. O Vovô apresenta o mesmo número de pontos ganhos do Corinthians, mas tem um gol a menos de saldo (sete contra seis) e, por isso, está na segunda colocação.

- Ceará e Corinthians têm uma pequena vantagem. Talvez, podemos colocar o Fluminense na mesma situação. Se temos uma vantagem é porque o campeonato já começou. Essa é uma teoria (de que o Brasileirão começa agora) que defendem aqueles que estão atrás. Nós temos que defender a teoria contrária. São sete rodadas. Quem trabalhar melhor vai manter essa vantagem ? disse o técnico Mano Menezes.

A parada por causa da Copa do Mundo, aliás, foi menos traumática do que a diretoria do Corinthians imaginava. Dentinho e Elias, os mais cotados para ser negociados, sequer tiveram propostas. A única baixa foi Felipe. O goleiro foi liberado para acertar com o Genoa-ITA, mas a negociação naufragou e ele perdeu espaço no Parque São Jorge. O paraguaio Bobadilla, de 34 anos, foi contratado e o antigo titular está afastado até encontrar outro clube. Julio Cesar assume momentaneamente a posição.

No Ceará, os problemas foram maiores. A boa campanha despertou nos outros clubes o interesse em contratar o técnico Paulo César Gusmão. Em alta, o comandante acabou acertando com o Vasco, abrindo caminho para Estevam Soares ficar com o posto. Resta saber agora se a equipe conseguirá manter o desempenho das rodadas iniciais.

Dono do melhor ataque do Brasileirão, ao lado do Santos, com 15 gols, o Corinthians tem problemas exatamente no setor ofensivo. Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique estão machucados e sequer viajaram ao Nordeste. Assim, Mano Menezes escalou os baixinhos Iarley e Defederico. O desempenho, contudo, não é dos melhores. Até o momento, apenas o primeiro balançou as redes na competição (uma vez).

- Sabemos das dificuldades de jogar no Castelão, mas viemos para vencer e continuar em primeiro. Será um jogo complicado ? disse Iarley, ídolo da torcida e torcedor assumido do Vovô, clube que defendeu em 2002.

A boa notícia para Mano Menezes é a recuperação do lateral-direito Alessandro e do zagueiro Chicão. Ambos vinham fazendo tratamento intensivo por conta de lesões no joelho direito e na coxa direita, respectivamente, mas estão liberados e escalados pelo comandante.

Estevam Soares também tem problemas para formar o melhor setor defensivo do Brasileirão. Com apenas um gol sofrido em sete rodadas, o Ceará não terá o zagueiro Anderson e o volante Heleno, suspensos. Os substitutos, pela ordem, serão Jorge Luiz e Careca.

- O Careca treinou bem com bola e mostrou que pode jogar. Ele é o eventual reserva no meio de campo. Faltava definir o zagueiro. O Jorge Luís, nos jogos que fez com a equipe B se saiu muito bem ? explicou Estevam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES