Codevasf participa da Agrobalsas 2013 no Maranhão

Codevasf participa da Agrobalsas 2013 no Maranhão

Feira do Agrobalsas 2013 | Codevasf
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o tema ?Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação?, acontece até a próxima sexta-feira (17), na Fazenda Sol Nascente, no município de Balsas (MA), o evento Agrobalsas 2013, considerada a maior feira tecnológica do agronegócio dos cerrados maranhenses. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa com estande mostrando suas principais ações no estado, especialmente aquelas referentes ao programa Água para Todos.

Na solenidade de abertura do evento, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Gorgen, que comanda a entidade responsável pela realização do evento, destacou que a participação da Codevasf na feira é de fundamental importância, pois mostra que o governo federal está atento para a força produtiva dessa estratégica região produtora de grãos.

?Esperamos que a Codevasf possa contribuir para o desenvolvimento de Balsas e dos municípios vizinhos, porque esta é uma região que possui ainda muitas carências, principalmente de infraestrutura de saneamento e de transporte, e sabemos que essa empresa, por onde passa, leva consigo o desenvolvimento com que tanto sonhamos?, disse Gorgen.

Tal como ocorrido nos anos anteriores, a Agrobalsas pretende manter a característica de ser um espaço de interligação das cadeias relacionadas à agricultura, à pecuária, à indústria e ao comércio, sempre com foco na sustentabilidade da produção de alimentos na região dos cerrados.

A edição deste ano leva ao empresário rural a demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas, cursos e treinamentos. A previsão é de que o volume de negócios fechados na feira seja de aproximadamente R$ 200 milhões, englobando a comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas, de caminhões e de sementes. Além disso, o evento apresenta ampla programação aberta ao público, com participação de escolas, visitação a vitrines vivas das principais culturas e animais, teatros, shows artísticos e musicais e mostra do turismo regional.

Segundo a organização da feira, o tema proposto apresenta como base estrutural a conscientização de regras a serem cumpridas que possam vir a fortalecer a produção de grãos no estado do Maranhão, atendendo aos princípios que regem a Certificação nas Propriedades Rurais. Dentro desse conceito, busca-se também o fortalecimento da agricultura familiar, direcionando as suas habilidades básicas, tais como, a formação e a gestão de entidades associativas e programas de governo que busquem a eficiência da transferência de tecnologia e aquisição de outros meios de produção como terra, máquinas e implementos agrícolas, animais reprodutores, assistência técnica, armazenamento, transportes, crédito rural e profissionalização por meio da capacitação.

Codevasf presente na região

Segundo o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, já está programada a instalação de um escritório de apoio técnico em Balsas, o que proporcionará um aporte de realizações muito grande para este e para outros municípios próximos.

?Aproveitamos nossa vinda aqui para, além de participar do Agrobalsas, nos encontrarmos com os prefeitos de Balsas e de outras cidades próximas, como Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e São Raimundo das Mangabeiras, com o objetivo de apresentar-lhes o Plano Brasil sem Miséria, cujas ações atingirão essas cidades, e para acompanhar obras de esgotamento sanitário ali realizadas pela Codevasf?, comenta João Martins.

Ainda segundo o superintendente, ?a área dos municípios maranhenses é, em geral, muito extensa. Para se ter uma noção, em Balsas há povoados distantes cerca de 400 km da sede do município. Daí a necessidade de instalarmos um escritório lá?, frisou o superintendente. Balsas fica a 830 quilômetros ao sul da capital do estado, São Luís.

Ainda para se ter uma ideia da importância da região para o estado do Maranhão, em São Raimundo das Mangabeiras está em processo de instalação uma unidade do IFMA (Instituto Federal do Maranhão). Lá já existe uma estação de piscicultura projetada pela Codevasf.

?Isso demonstra que a Codevasf está atenta para as potencialidades da região e buscará contribuir ainda mais com a região. Vale lembrar que o rio Balsas, que corta a cidade, é o principal afluente do rio Parnaíba, e Balsas ainda não possui sistema de esgotamento sanitário nem estação de tratamento d"água. Sabemos que os desafios são grandes, mas vamos superá-los?, avalia João Martins.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf, Fone: (61) 2028 - 4758/4627/4769, E-mail: imprensa@codevasf.gov.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES