Livre-se do fantasma do ex-namorado com dicas simples de seguir

Livre-se do fantasma do ex-namorado com dicas simples de seguir

Ex-namorados | Arquivo Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Psicóloga conta como aceitar o término e seguir em frente sem traumas, lidar com um rompimento nunca é fácil, mesmo que tenha partido de você a decisão de colocar um basta na relação. Exorcizar o fantasma do ex e seguir em frente pode ser ainda mais trabalhoso do que construir um relacionamento, exigindo uma boa dose de paciência e muita força de vontade.

+ Seus namoros terminam rápido? Saiba quais os erros mais comuns e evite-os

A psicóloga Marisa de Abreu conta que o término costuma ser traiçoeiro, porque é preciso se adaptar a uma nova realidade. ?Aquela expectativa de programa e companhia garantida já não existe mais, e mesmo sendo um relacionamento ruim os humanos são seres de hábitos e precisam deles?, explica ela. Para driblar a saudade, a dica é observar e criar novos hábitos: procure um curso, um novo passatempo, saia e vá para aqueles lugares que sempre teve vontade, mas nunca conseguiu conhecer. ?Perceba que você pode ser uma boa companhia para si mesma e entenda que mesmo sendo bom viver em duplas, ainda é saudável aprender e desfrutar viver só?, completa.

Seguindo em frente

Alguns passos são essenciais para conseguir seguir em frente e se abrir para as novas possibilidades que a vida tem a oferecer. O primeiro é saber o que evitar. ?Não procure indícios de sentimentos inexistentes em um relacionamento que já se provou inviável. Para isso é importante que não vá atrás do ex, nem de informações em redes sociais ou perguntando aos amigos em comum?, indica Marisa. Portanto, segure aquela vontade louca de correr para o Facebook porque isso não trará nenhum ganho, pelo contrário. Outro erro comum ao terminar é se apegar a fotos e objetos que lembrem os ?bons tempos?, quando o namoro ainda estava começando e tudo era uma novidade deliciosa.

Depois de dar fim às relíquias desse amor, o conselho da psicóloga é criar uma nova rotina como, por exemplo, passar a fazer caminhadas num horário determinado, ou alguma outra atividade que te dê prazer. Isso ajuda a programar seu tempo preenchendo as lacunas que ficaram depois do término. Crie também oportunidades para conhecer pessoas novas e se divertir, ?mas sem expectativa de novos relacionamentos agora, faça amizades?, adverte.

Ele não me deixa em paz, e agora?

Acredite, o problema é muito mais comum do que você imagina. Muitos homens continuam procurando a ex-namorada, ou pelo menos fazem questão de lembrá-la a todo o momento que existem, atrapalhando até mesmo uma nova paixão. Marisa diz que é preciso tomar muito cuidado com esses casos, ?pois algumas pessoas que têm dificuldades em aceitar rompimentos podem não ter controle de seus atos e acabar ferindo física ou moralmente a ex?. Ela fala que nem sempre esse apego é amor, e pode significar apenas um sentimento de posse.

Se você está vivendo essa aflição, o melhor a fazer é tentar conversar sinceramente sobre o problema. ?Deixe claro que o sentimento mais importante para que a relação se mantivesse, o amor, não existe mais e mesmo que tenha restado alguma amizade ou carinho não são sentimentos suficientes para manter o relacionamento?, aconselha. Caso a conversa não resolva, o jeito é bloquear a pessoa da sua vida, pelo menos por algum tempo, até que a poeira abaixe. Filtre as ligações, exclua a amizade nas redes sociais ou pelo menos oculte a visualização dos seus ?status? para essa pessoa.

Terminando do jeito certo

O momento do término é muito delicado, e ele pode ser decisivo na sua vida. Um caso bem terminado tem menos chances de dar problemas no futuro e pode garantir a sua tranquilidade. Seja firme e tenha convicção do que quer, e passe isso para a outra pessoa de maneira elegante e cuidadosa, afinal, você não precisa ferir o outro ainda mais. Esse não é o momento de atirar antigas frustrações, raivas e falhas na pessoa.

?Deve-se sempre deixar muito claro que o relacionamento acabou e não dar mostras de que tenha chance de volta, pois algumas pessoas fazem isso para ganhar um pouco de tempo por não ter coragem de se colocar assertivamente?, complementa Marisa. Quanto mais direta e verdadeira, mais chances de ser bem sucedida e não guardar mágoas.

?Podemos ser amigos?? É muito provável que você já tenha ouvido essa frase, ou que um dia vá ouvir. De acordo com a especialista, pelo menos logo após o rompimento, a resposta é não. Afinal, se o casal tinha sentimentos fortes, manter uma amizade pode acabar sendo muito doloroso para uma das partes. Afinal, amigos falam sobre todos os assuntos e tem a liberdade de apresentar novos partidos. Se você não quer vê-lo com outra, ou não quer que ele dê opinião em suas escolhas, o melhor é deixar isso para o futuro, quando ambos tiverem a certeza de que colocaram um ponto final nos sentimentos. Fonte: Portal Terra (DaquiDali) Naiara Taborda



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES