Pacientes Renais de Parnarama sofrem com atraso de ajuda de custo

Pacientes Renais de Parnarama sofrem com atraso de ajuda de custo

SUS - Sistema Único de Saúde | Arquivo Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Pacientes Renais de Parnarama estão até hoje (14) de fevereiro estão sem receber sua ajuda de custo denominada de TFD ? Tratamento Fora de Domicílio. Segundo o Ministério da Saúde e fundamentada na Portaria/SAS/Nº 055 de 24 de fevereiro de 1999, esta ajuda de custo é destinada para alimentação de paciente e acompanhante quando não ocorrer o pernoite fora do domicílio de origem. Este blogueiro esteve em conversa com alguns pacientes renais de Parnarama que pediram sigilo com os seus nomes, comunicaram que está com dois meses em atraso e que se dependesse em total desta ajuda de custo estariam já em situação de miséria.

Fato curioso é que o valor desta ajuda é tão pequeno que chega a surpreender qualquer um pelo motivo deste atraso. Outra questão não entendida pelos alguns pacientes é que o município de Matões não atrasa este recurso aos seus pacientes e que ainda paga 50% a mais que o valor pago pelo município de Parnarama que é no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Fato curioso é que o Prefeito de Parnarama é um médico (Dr.º David Carvalho), sendo que o Secretário de Saúde também é um médico (Dr.º Marcelo Barbosa) e que até o presente momento não demonstraram nenhuma preocupação que estes pacientes que são tão sofridos.

Os pacientes Renais que tive contato não quiseram se identificar por motivos de alguma represália, os mesmos pediram que fizessem a remoção de uma paciente de Teresina para Timon ou que adéqüe o seu horário de tratamento para que fique compatível com o demais pacientes que se tratam em Timon, pois a mesma faz o tratamento em horário diferente dos demais pacientes Parnaramenses, e por conta disso os pacientes que fazem o tratamento em Timon atrasam sua chegada a Parnarama às vezes chegando à sua cidade já no anoitecer. ?Já não basta o sofrimento de passar por 04 (quatro) horas em uma máquina, ainda temos que passar quase duas horas esperando apenas por uma pessoa que faz o tratamento em horário diferente? diz uma paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES