Aumenta o número de queimadas em São João dos Patos

Aumenta o número de queimadas em São João dos Patos

Fogo e fumaça próximo ao açude grande - S.J.dos Patos | Jakson Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tradicionalmente, esta época do ano é marcada por altas temperaturas, baixa umidade do ar, ventos e vegetação seca, fatores estes propícios à propagação do fogo.

Além disso, por ser um processo de baixo custo, destinado a limpar uma área, as queimadas são bastante utilizadas por pequenos agricultores, que são os responsáveis pelo maior número de focos de incêndio na cidade. Os agricultores têm como objetivos com o emprego da queimada, além de limpar a área de cultivo, renovar a pastagem ou facilitar a colheita. Apesar de trazer alguns benefícios em curto prazo, as queimadas prejudicam bastante o equilíbrio ambiental. Com o aumento da erosão do solo, interfere na qualidade do ar, além de, em alguns casos, acarretar danos a redes elétricas e outros elementos do patrimônio público.

Em nossa região, a maioria destes incêndios são provocados pelo homem, que não tem consciência dos prejuízos e danos que esta prática causa. Muitos agricultores, com a intenção de limpar o terreno, lançam mão de queimadas, podem até trazer melhorias, porém sem durabilidade. As queimadas matam os micro-organismos, o que empobrece o solo, deixando-o completamente degradado.

Este método é considerado obsoleto, mas se sua utilização for inevitável, é preciso primeiramente comunicar as autoridades responsáveis, para que fiquem em alerta, deve-se providenciar o uso de equipamentos de proteção individual, como também o devido isolamento da área, para que faíscas e materiais inflamáveis não se espalhem com o vento e venham a atingir ás áreas circundantes com fauna, flora e até seres humanos.

O número de atendimentos na UPA e Hospital Municipal aumentam consideravelmente nesta época por causa de complicações respiratórias. O setor de pediatria registra várias internações, além das que foram levadas apenas para fazer inalação

Minha Opinião:

acesse: www.jaksonduarte.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES