Denúncias de crimes eleitorais aumentam mais de 400% entre as eleições de 2010 e 2012

Denúncias de crimes eleitorais aumentam mais de 400% entre as eleições de 2010 e 2012

Urna Eletrônica | google.com/
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Disque Denúncia Maranhão, divulgou o balanço das informações recebidas pelo serviço, durante o período eleitoral. Foram mais de 332 denúncias registradas no banco de dados da central, todas foram prontamente encaminhadas para a Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Exército.

No 1º turno, onde candidatos disputavam cargos de Vereador e Prefeito, a central recebeu 271 informações, enquanto nas eleições de 2010 foram cadastradas apenas 66 denúncias. Numa comparação entre as eleições de 2010 e 2012, o aumento de reclamações registradas pelo Disque Denúncia, foi de mais de 400%.

Os bairros mais citados foram: Cidade Operária, Anjo da Guarda, Coroadinho e Turu, já os municípios mais mencionados foram: São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os três assuntos mais registrados, também foram computados, são eles: Compra de Votos, que totalizou um percentual de 39%; seguido de Barulho, com 28% e Venda e Consumo irregular de bebida alcoólica, com 12%.

Desde 2008, quando o serviço foi implantado no Maranhão, foi criado um filtro para que no banco de dados todas as informações referentes a crimes eleitorais, fossem trabalhadas de maneira diferenciada, trata-se do XPTO ELEIÇÕES.

O ciclo da denúncia foi o mesmo, após uma ligação anônima, o atendente formula um relato com todas as informações, o denunciante recebe um código que pode ser utilizado para saber o andamento da sua reclamação ou ainda acrescentar maiores informações e imediatamente os órgãos competentes serão acionados para tomada de providências.

Funcionando 24 horas por dia, o Disque Denúncia está pronto para receber sua reclamação, basta ligar: 3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior, não é necessário se identificar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES